[Entenda as notas]

Sobre a proposta

Cada avaliador de jogos do Jogador Pensante é livre para utilizar qualquer formato que quiser em suas análises. Ao final, geralmente todos dão uma nota numérica, seja por quesitos e uma nota final, seja somente uma nota geral para o jogo.

O que se deve entender é que as notas são dadas de acordo com o bom cumprimento da PROPOSTA do jogo. Portanto, um jogo que recebe nota 10 pode não ser o favorito de quem o analisou, mas sim um jogo com nota 8,5, 7,5, ou até mesmo menor! Vejam o exemplo abaixo:

-> Um jogo como Angry Birds é obviamente nota 10 (ou bem próximo disso), pois ele cumpre absolutamente tudo magistralmente em sua proposta (talvez tenha faltado um pouco de trilha sonora, não?), portanto a nota dele poderia ser bem maior do que, por exemplo, Assassin’s Creed III, mesmo podendo não ser um jogo tão prazeroso para quem o analisou do que este último.

Por isso é importante de se ter em mente que as notas não abrem margem para um ranking de jogos dentro do Jogador Pensante, sendo elas somente um norte para quem leu a análise, buscando informá-lo o quanto o jogo foi competente em seus muitos aspectos para quem o analisou.

Sobre as análises por quesito

Alguns de nós gostamos de analisar por quesitos (enredo, jogabilidade, visual, etc), seja por facilidade na hora de escrever a análise, seja por organização. O que se deve entender é que a nota final não precisa ser necessariamente uma MÉDIA aritmética entre as notas de cada quesito.

Um bom exemplo é Red Dead Redemption, que recebeu nota 10 no nosso site, mas em seus quesitos teve notas que, se somadas, daria menos. O processo da nota final é independente das notas de cada quesito e reflete puramente o quanto o avaliador gostou do jogo no geral.

Conclusão

As notas na verdade não significam lá muita coisa em análise alguma. O que vale à pena é ler a análise completa, onde encontrará minuciosamente o que o avaliador gostou e não gostou do jogo, onde funcionou ou não. A nota é somente um número tentando exatificar um videogame, mas sabemos que isso não é lá tão possível, certo?

6 pensamentos sobre “[Entenda as notas]

  1. Pingback: [Neto’s Review] Assassin’s Creed III Liberation « Jogador Pensante

  2. Pingback: [Tomio's Review] E.X. Troopers « Jogador Pensante

  3. Pingback: [Tomio's Review] E.X. Troopers « Jogador Pensante

  4. Pingback: [Rodrigo´s review] Painkiller Hell & Damnation « Jogador Pensante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s