[Fran’s Review] Sunset Overdrive

“Now THAT’S how you end a game”

Sunset_Overdrive_KeyArt_Vert_RGB_Final

Produtora: Insomniac Games
Distribuidora:  Microsoft Studios
Gênero: Ação-Aventura, Tiro em Terceira Pessoa
Plataforma: Xbox One

Sunset Overdrive teve sua primeira aparição em um trailer que mostrava o que o jogo seria, em seu núcleo, mas que não conseguia dar uma ideia geral de como ele seria na prática.

Acabou chamando muita atenção por ser um jogo da Insomniac Games, conhecidos por Spyro The Dragon, Ratchet & Clank e Resistance. Mesmo após trailers do jogo e vídeos de como ele seria, a única maneira de entender como ele é empolgante e viciante é quando se joga.

wpid-sunset-overdrive1

A história do jogo é baseada em grandes clichês do mundo dos jogos, e satiriza isso tudo de forma muito inteligente.

O jogo se passa em Sunset City, onde uma grande empresa de refrigerantes faz um grande maketing para o lançamento de sua nova bebida, Overcharge, que quando ingerida faz a pessoa se tornar um monstro. O monstro é atraído por seres humanos, como os zumbis, e pela própria bebida, que se ingerida em quantidades ainda maiores pelos monstros, os mesmos se tornam monstros ainda maiores e mais assustadores.

O jogador é o Player 1.

– Pera, que?

Player 1.

– O nome do jogador é Player 1?

É isso mesmo, ele não tem nome. O que chega mais próximo de um nome pra ele é o nome que aparece em cima de sua cabeça durante as partidas de multiplayer, ou seja, ele é você.

O personagem principal era um gari, que adorava Rock e odiava seu emprego. Quando o apocalipse aconteceu, ele viu que ele podia ser tudo que ele queria, alguém importante que salvasse o mundo. E ele faz isso, da maneira mais esculhambada e divertida possível, contando com malucos que acham que estão em um jogo de RPG de mesa, só que na vida real, e líderes de torcida ninjas.

sunset_overdrive_review_arsenal.0

Toda a movimentação pela cidade de Sunset City flui com uma facilidade imensa. Pra todos os lados tem carros (que te jogam mais pro alto), cabos de eletricidade e corrimãos pela cidade, onde basta chegar perto e apertar X pra deslizar pela cidade.

São diversas armas com diversos upgrades pra se utilizar. O jogador é recompensado por matar mais inimigos com mais estilo. Sim, isso mesmo, existe uma barra de Estilo, e com ela é possível adquirir mais pontos pra comprar mais evoluções para as armas e para o próprio jogador.

1399558875-sunset-overdrive-online-roman-candle

A mira de todas as armas tem um longo raio de alcance, para que você não precise mirar exatamente no inimigo enquanto desliza pela cidade, tornando a matança mais prática, divertida, e sem tirar sua concentração da movimentação.

Existem muitos tipos e estilos de armas, que se usadas corretamente, conseguem cobrir um longo alcance de inimigos a sua volta. Além delas também há uma arma de corpo-a-corpo, que acerta inimigos em baixo alcance, e dependendo do seu nível de Estilo, solta determinados poderes definidos pelo jogador.

Sunset-Overdrive-Screenshot-Weapons

São diversos tipos de inimigos, que continuam aparecendo durante o jogo até o final. Ou seja possui uma jogabilidade que nunca fica cansativa.

Algumas das missões são jogadas no estilo Horda, do Gears of War, onde vários inimigos vão vindo de todos os lados e é necessário montar estratégias para aguentar pelo tempo necessário.

Sunset Overdrive conta com inúmeras side-quests, que assim como as quests principais, são divertidas e variadas, fazendo apologias e brincadeiras com séries, como Breaking Bad, e com clichês, como a regra dos 3, visto na maioria dos jogos, onde é sempre necessário fazer determinadas ações 3 vezes para avançar.

As Boss Battles são variadas e únicas, brincando todos os elementos do jogo e te obrigando a manter atenção em diversas coisas ao mesmo tempo. Sem falar que são divertidas e fazem com que você se sinta o bonzão da cidade. O verdadeiro herói.

sunset-overdrive-review-05

O visual do jogo é todo colorido e chamativo, tornando fácil saber pra onde ir e o que usar para continuar deslizando pela cidade.

É possível customizar seu personagem da maneira que quiser. Quer ser um homem gigantesco, com moicano rosa e calcinha? Pode. Quer ser uma mulher barbada de chinelo e jaqueta de couro? Pode também! Toda a customização é livre, e novas roupas engraçadas são liberadas durante a campanha principal.

2687873-win_20141002_123215

A animação do personagem e dos inimigos é caricata e de fácil entendimento, sem precisar de muitos detalhes. A expressão facial dos personagens é algo que botaram um certo trabalho, pois indica várias expressões com facilidade, como raiva ou sarcasmo, sem precisar ter um diálogo que deixe isso na cara.

Tudo no jogo é bastante visual, como matar o inimigo Popper faz ele explodir e formar a palavra POP! no ar. Ou cair com força no chão com sua arma de corpo-a-corpo marca um KRAK no chão.

sunset-overdrive-wondertown-environment

Toda a trilha sonora do jogo é baseada em Rock, sempre visando deixar o jogador cada vez mais empolgado e com a sensação de que está com a bola toda, além de conseguir dramatizar momentos que precisam disso.

É possível reconhecer cada inimigo apenas pelo seu som próprio, facilitando bolar estratégias rápidas no meio de uma guerra contra vários e variados inimigos juntos.

Sunset Overdrive acabou sendo um grande jogo, com muito bom humor, um enorme divertimento, fluido, um final sensacional de tão bem pensado, e boas risadas. Ele mistura alguns estilos de outros jogos, com alguns elementos únicos, o que fez com que ele conseguisse ser inovador, à sua maneira, cativando o coração dos jogadores.

Sem via de dúvidas Sunset Overdrive foi a maior surpresa de 2014.

sunset-overdrive-e3-amusement-jpg

 

NOTA GERAL: 10

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s