[Jogador Estatístico] A “entressafra” de Agosto.

img

Caros leitores do Jogador Pensante, com orgulho inauguramos uma nova sessão no site.

O jogador estatístico será a sessão ideal para os matemáticos :P!

Todo Mês vamos fazer uma análise das tendências e como o mercado está se comportando. A ideia é deixar vocês leitores mais informados sobre o nosso mundo gamer. Será legal! Vamos fazer bem descontraído e atraente. Precisamos de todos e contamos com os sempre excelentes feedback.

Nossa primeira análise é do mês de Agosto. O primeiro mês do segundo semestre do ano, normalmente é marcado por lançamentos de games pouco expressivos. São jogos que procuram um espaço entre o forte lançamento do verão americano e do final do ano. Em 2013 tivemos boas surpresas, mas não foi diferente dos anos anteriores.

Os destaques mundiais foram: Splinter Cell : Blacklist, Tales of Xiillia no ocidente (depois de 2 anos ¬¬), Saint´s Row IV, Final Fantasy XIV: A Realm Reborn e Pikmin 3.

Completando a lista de lançamentos: Madden NFL 25, The Bureau Xcom Declassifield, Killer is Dead, Rayman Legends (em alguns países), Lost Planet 3, The Wonderful 101, Disney Infinity e PayDay 2.

Os jogos digitais de destaques foram: Ducktales, Flashback, Brothers A tale two sons e  Mars: War logs.

O campeão de vendas no mês foi o sandbox Saint´s Row IV. O jogo foi lançado no dia 20 de Agosto para Xbox 360, Playstation 3 e Pc, rapidamente dominou o mês, alcançando mais de um milhão de copias. A versão mais vendida foi a do console da Microsoft com 48% da vendas totais.

jogos agosto 2013

Fonte: informações fornecidas pelas produtoras a midia e sites de estatísticas.

 

A Deep Silver (distribuidora de Saint´s Row IV) informou que o quarto jogo teve a melhor estreia da série. Apesar de existir uma considerável diferença, Saint´s Row se firma cada vez mais como o único sandbox que pode rivalizar com Gran Theft Auto. Pelo menos no sucesso entre o público.

Splinter Cell: Blacklist, Pikmin 3 e Disney Infinity tiveram ótimas vendas iniciais. Os 3 games chegaram na segunda metade do mês. Pikmin 3 teve ótimos números se olharmos o numero total de Nintendo Wii-U vendidos.

Madden NFL 25 foi lançado na ultima semana do mês e dominou no EUA. O jogo não tem não apelo internacional, mas suas vendas sempre são fortes.

Ótimos números para duas sagradas series japonesas: Tales of e Final Fantasy. O lançamento de Xillia no ocidente, teve mais de 200 mil unidades vendidas. No total o game já acumula 900 mil unidades, se tornando um do maiores sucessos na franquia.

O MMORPG Final Fantasy XIV: A Realm Reborn definitivamente entrou para o hall do sucesso no gênero. Suas mais de 420 mil unidades vendidas no lançamento para o Ps3 mostraram a força da serie online. Somando as vendas da versão para computadores o jogo já acumula mais de 1.3 milhões de unidades.

A Maior decepção do mês é Lost Planet 3. A franquia criada no inicio dessa geração, era uma das grandes promessas para a geração. O primeiro game vendeu mais de 1.5 milhões de unidades. O segundo game também teve um grande sucesso, vendendo mais de 1.4 milhões de copias, rendendo assim alguns bons milhões de dólares a Capcom. Já o terceiro game teve um lançamento pífio com apenas 80 mil unidades. Se tornando o lanterninha do mês e talvez enterrando a serie para sempre.

O campeão de Agosto tem um estilo, bem digamos, Autentico rsrs

O campeão de Agosto tem um estilo, bem digamos, Autentico rsrs

CONSOLES VENDIDOS NO MÊS


O Mês de Agosto foi marcado pela chegada de dois bons exclusivos para o Nintendo Wii-U. O console da Nintendo que não vem bem desde o seu lançamento (total de 3.5 milhões), ganhou força esse mês com Pikmin 3 e The Wonderful 101.
Mas mesmo assim os números mostram que ele ainda não caiu nas graças dos consumidores. Especialistas dizem que o Wii-U só terá melhoraria em suas vendas, quando a geração começar definitivamente. Ou seja: Novembro as coisas esquentam!
Vejamos o gráficos do mês de Agosto.

consoles vendidos agosto

Fonte: informações fornecidas pelas produtoras a mídia e sites de estatísticas.

Agosto segue a tendência de 2013: Nintendo 3Ds nos portáteis e Playstation 3 nos consoles de mesa.
O Playstation 3 segue com bons números, mesmo com o final eminente da geração. Fruto do bom trabalho da Sony e manter a plataforma renovada com lançamentos estratégicos ao longo do ano. O carro chefe é The Last of Us, com mais de 4 milhões de copias (digitais e físicas).
O ano do consoles ainda tem um excelente horizonte com o lançamentos dos exclusivos Beyond: Two Souls e Gran Turismo 6. Com um acumulado de 4.8 milhões em 2013, o Playstation 3 mostra que mesmo com a geração desgastada, um trabalho de qualidade e confiança no consumidor, pode ainda render bons lucros a Sony.
O mesmo não podemos dizer dos portáteis da empresa! Psp já não rende bons números, mas durante sua vida vendeu cerca de 80 milhões de unidades, trazendo ótimos resultados. Já o PsVita parece que não decola. O irmão mais novo do Psp, vendeu desde seu lançamento 5.5 milhões e está rendendo uma boa dor de cabeça para a Sony.
Apesar de abandonado pela Microsoft o Xbox 360 ainda tem muita força mundialmente. As mais de 300 mil unidades vendidas no mês mantem o console em um ritmo interessante. No ano o console acumula 3.3 milhões vendidos.
Mesmo com o moribundo Wii e o Wii-U vivendo de migalhas a Nintendo reina absoluta no mercado em 2013. Fruto do ótimo trabalho a frente do Nintendo 3DS.
O portátil da Nintendo não dá chance a concorrência. O pequeno vendeu em Agosto quase 600 mil unidades, o equivalente a 30% do total do mês. Se somarmos as vendas do Wii-U, Wii e Ds a Nintendo ficou com 45% do mercado praticamente.

E se olharmos com uma perspectiva para o futuro. A maré continua favorável a Big-N com a chegada do pequeno Nintendo 2DS. O 3DS mais em conta.

Nintendo-3DS-XL

O CAMPEÕES DO FINAL DE ANO

pre venda

Fonte: informações fornecidas pelas produtoras a mídia e sites de estatísticas.

Números não mentem! As pré-vendas do final do ano americano só confirmam o que todos já sabem: Grand Theft Auto V será um fenômeno mundial!
Com mais de 3 milhões de unidades já reservadas, o jogo da Rockstar facilmente será o maior sucesso do ano. As projeções são nada menos que 18 milhões vendidos até Dezembro. E mais de 7 milhões em 2014. Sem duvidas, o jogo vale os U$ 250 milhões investidos pela Rockstar.
Call of Duty é outra franquia que não para de acumular recordes de vendas. Apesar de os números serem ligeiramente inferiores aos de Modern Warfare 3 e Black Ops 2, a franquia continua forte com 3 posições no top-10. Destaque para as reservas já na próxima geração. Mostrando que ela manterá a força por longos anos nos novos consoles.
O Top-10 fecha com o rival de Call of Duty e Pokemon Y/X. Battlefield 4 promete um retorno a origem de multiplayer massivos e uma boa campanha single player. Sem falar dos excelentes gráficos. Seus números no Playstation 4 demonstram que as pessoas estão assimilando o game já com a nova geração.

Nenhum jogo será páreo a GTA!

Nenhum jogo será páreo a GTA!

Esse foi o nosso primeiro Jogador Estatístico. Prometemos melhorar e informar cada vez mais eficiente sobre números e tendências do mercado. Mês que vem além das vendas, vamos abrir um espaço sobre o que a nova geração está preparando como tendência.
Gostou? Opine! Ajude-nos a melhorar o Jp todo o dia.

*Números arredondados.

Anúncios

2 pensamentos sobre “[Jogador Estatístico] A “entressafra” de Agosto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s