[Félix’s Reviews] The Walking Dead: Survival Instinct

Categoria: First Person Shooter
Produtora: Terminal Reality
Distribuidora:Activision
Plataformas: PS3/Xbox 360/PC
Versão avaliada: PC

1

Existem jogos que tentamos de todas as formas olhar da melhor perspectiva possível, tentamos achar qualidades, achar pontos positivos, achar algo que motive-nos a progredir até o fim. Talvez pelo fato de ser um jogo esperado, ou por se tratar de um gênero que apreciamos, ou quem sabe, somos aquele tipo que sente prazer em jogar algo ruim.

The Walking Dead: Survival Instinct despertou no mínimo a minha curiosidade e meu otimismo. Fui conhecer o universo dos walkers com o seriado televisivo produzido pela ABC  e só depois comecei a me aprofundar nos HQs. Ano passado tive uma grande surpresa, a Telltale Games, (Back to the Future – The Game, Jurassic Park – The Game) lançou um jogo da série The Walking Dead dividido em cinco capítulos. Extremamente inspirado, o jogo foi sucesso entre fãs da franquia e a critica. No Video Game Awards do ano passado, The Walking Dead da Telltale Games recebeu nada menos que o premio de melhor jogo do ano.

The Walking Dead produzido pela Telltale Games foi eleito o jogo do ano em 2012.

The Walking Dead produzido pela Telltale Games foi eleito o jogo do ano em 2012.

Enfim, nosso foco aqui é Survival Instinct, que além de compartilhar o mesmo universo não tem mais nenhuma relação  com o premiado título do ano passado. O game é com certeza o produto mais pobre já feito em cima da marca The Walking Dead. Com excelentes Hqs, uma série de sucesso e um premiadíssimo jogo no histórico, Survival Instinct chega para manchar a franquia. Começamos o jogo no inicio do surto dos Walkers,(ou zumbis, se assim preferir) Daryl estava caçando com seu pai quando é atacado por alguns motos-vivos. Rapidamente o jogador é colocado na ação e na necessidade de sobrevivência, afinal, estamos no controle de nada menos que o mais experiente na arte de sobreviver.

Precisamos coletar gasolina, munição, comida e ainda salvar sobreviventes. Interessante até. Vários conceitos bacanas para um jogo do gênero e que admito, tentei ver da forma mais positiva possível. Tentei gostar do que estavam me oferecendo. O problema é que é tudo tão superficial e mal explorado que fica difícil tentar ver o jogo com bons olhos. A cada canto do jogo é possível perceber um oceano de possibilidades perdidas. Um exemplo: um sistema de experiência iria cair como uma luva. Novas habilidades iriam garantir alguma variedade no jogo. Mas não, isso não acontece.

Survival Instinct mostra primeiros dias do surto dos mortos-vivos.

Survival Instinct mostra primeiros dias do surto dos mortos-vivos.

As viagens de carro são automáticas. Ao se aproximar do veiculo, selecionamos o destino e esperamos uma tela de loading carregar para por fim, aparecer no local. Eventualmente algum obstáculo surge na viagem e uma mini-missão começa. Geralmente se trata de explorar algum pequeno cenário para coletar itens ou empurrar carros que estão no caminho. E matar alguns walkers no caminho. Ainda falando das viagens, podemos optar por rotas diretas ao objetivo, ou com pausas no caminho para coletar itens. A escolha afeta na quantidade de gasolina usada. Independente do rumo que tomar, eventos aleatórios irão obrigar o jogador a cumprir essas pequenas missões algumas vezes. Não teria problema, se elas não fossem extremamente repetitivas.

Ao sair do carro para iniciar uma missão, podemos dar ordens aos sobreviventes, como ir a algum lugar coletar itens, armas e comida. Podemos equipar os companheiros, o que acrescenta uma maior possibilidade de sucesso na missão. Tudo é feito de forma simples e por menus. As possibilidades de enviar sobreviventes lembra o que foi feito na série Assassin’s Creed depois de Brotherhood, onde podíamos enviar assassinos a diversas missões. Mas não espere nada complexo e divertido como o que foi visto no bem sucedido jogo da Ubisoft.

Gráficos simplórios

Gráficos simplórios

Com péssimos gráficos, o jogo consegue ser aceitável apenas por possuir uma animação facial e corporal por vezes convincente. Em todo resto o jogo peca muito em agradar os olhos de quem esta tentando sobreviver ao título. A dublagem conta com as vozes originais dos aotres que interpretam os irmãos no seriado, mas parece que nem eles estão muito interessados em garantir uma dublagem convincente. Impressão que pode ser dada também pelos textos e diálogos ruins e pouco inspirados. Trilha sonora é praticamente nula, boa parte do jogo ficamos com som ambiente. Por mais que tenhamos a música tema da série televisava presente, ela não basta para garantir o clima que o seriado possui.

Como já foi dito acima, o jogo exibi muitas possibilidades perdidas. A jogabilidade é simples, sem inspiração e com pouquíssima variação. Avaliar a I.A. dos inimigos quando estamos falando de um jogo de zumbis é complicado. Afinal, eles são zumbis. Atirar pode ser suicídio, tendo como consequência um considerável número de walkers vindo em sua direção. Podemos usar garrafas para desviar a atenção e cruzar o caminho sem ser visto, o que é interessante, de fato, mas não vai além disso. A história é dispensável, fraca e quase inexistente.

Por fim, The Walking Dead: Survival Instinct é uma decepção. Jogo raso em todos os sentidos. Feito as pressas e que tinha um claro potencial. O título exibi diversas ideias que poderiam ser muito mais exploradas e simplesmente não são. Um produto inacabado, lançado as pressas para chegar ao mercado antes da temporada desse ano da série televisa acabar.

Nota: 3/10

Por fim, resta esperar o próximo The Walking Dead da Telltale Games

Por fim, resta esperar o próximo The Walking Dead da Telltale Games

Anúncios

Um pensamento sobre “[Félix’s Reviews] The Walking Dead: Survival Instinct

  1. Muito bom o review. Concordo em tudo! Ainda bem que não comprei mas tive a oportunidade de testar na casa de um amigo. Só fica uma dica: você escreveu o verbo exibir duas vezes no pretérito perfeito (exibi), quando deveria estar no presente do indicativo (exibe) 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s