[suicídio gamer] Aliens: Colonial Marines

Nome: Aliens: Colonial Marines

Corajosa Sem Vergonha: Gearbox Software

Vítimas: Playstation 3, Xbox 360,PC

Versão testada: PC

Quanto tempo aguentei: Mais ou menos 30 minutos./Guerreiro

Não pressiona, é cilada !!!

Não pressiona, é cilada !!!

Lembro-me até hoje quando a Sega anunciou que estava com posse sobre os direitos de produzir games da franquia Aliens. Foi por volta de 2006, ela já se pronunciou sobre dois jogos em produção, um RPG que embora promissor, acabou cancelado e um shooter.  (Que infelizmente não teve o mesmo destino.)

A demo de Aliens: Colonial Marines era fantástica, mas tudo mudou. O jogo em sua versão final é um completo desastre. Pesquisando um pouco a respeito da produção do título fiquei surpreso ao ler que Duke Nuken Forever era prioridade da Gearbox Software junto com Borderlands e que Aliens acabou “sendo deixado pra depois.”

2

Depois…depois…depois…sete anos depois. O que fazer com aquele projetinho lá cheio de problemas, que esta esquecido no tempo e que custou certo investimento? AMARRA COMO DÁ E JOGA NO MAR ESSA OFERENDA!!! Foi basicamente o que aconteceu com Aliens: Colonial Marines. O jogo acabou ficando tão ruim, mas tão ruim, que simplesmente desistiram dele e lançaram no mercado do jeito que deu na espera de algum lucro qualquer. Ou pelo menos, retomar o que foi gasto na produção dessa coisa. Afinal antes lucro nenhum do que prejuízo, não é? (E por favor, aquele papo da produtora que o jogo ficou ruim porque não tiveram tempo na produção não cola né! Bitch please, sete anos!!!)

O que pode estar tão errado afinal? Bem, para começar, nesses sete anos de produção, o jogo só começou a ser realmente produzido no quinto. Tudo que tinham eram fases soltas sem alguma história, algum fundamento, sem uma idealização do que o jogo seria no final das contas. Informações não oficiais dizem que a equipe de produção de Aliens foi “por baixo dos panos” transferida para Borderlands para ajudar a tocar a produção do mesmo. (Que levando em conta o histórico recente da Gearbox Software é um milagre que tenha ficado bom.)

3
Gráficos são horrendos!!! Acredite, você sentirá mais medo deles do que do jogo em si. Todos os efeitos de iluminação, texturas, sombras incríveis que foram vistas na demo, SUMIRAM! O jogo apresentado é basicamente o mesmo, mas totalmente CAPADO. Cenas e diálogos que estavam prontas simplesmente sumiram da versão final. Segundo o que pesquisei, o sumiço é consequência direta do roteiro escrito de última hora. Para o enredo fazer algum sentido, cenas e fases inteiras do jogo foram simplesmente deletadas.

A I.A. inimiga é péssima. Além de não ter variedade de inimigos eles agem de forma idiota, simplesmente vindo pra cima. Os companheiros estão ali por estar, pois também possuem inteligência comparável com a de uma pedra. O som é terrível, mas tenta manter o clima dos filmes. A dublagem esta ok. Aceitável. Única coisa em todo jogo que aparentemente deu certo. Em um resumo curto e direto, Aliens – Colonial Marines é uma vergonha. Teria sido muito mais digno aceitar que o projeto deu errado e cancelar ele do que lançar essa bomba na espera de algum lucro.

4

Anúncios

13 pensamentos sobre “[suicídio gamer] Aliens: Colonial Marines

  1. Nao vou comentar a respeito, so vou deixar minha opiniao registrada… fazer o review de um jogo SEM SABER o que se passa ou como se desenvolve um jogo, baseando a opiniao em achismos e pesquisas de internet, é foda. por isso que TODO MUNDO que trabalha na industria tem aversao a reviewers, e por vezes ate pagam pra falarem bem – pq simplesmente a galera que ta fazendo o review nao tem noçao de quao fudido seja o processo, quao pesado, quao complicado, pra entregar um jogo pro consumidor. nao tou querendo justificar a gearbox (que vacilou mesmo, deu muito trabalho em outsource pra terceirizadas, teve um plot writer pessimo, nao fez otimizaçao de engine, entre outras coisas), nem defender amigos meus que trabalharam no jogo, mas simplesmente… dizer que é facil falar mal, quando nao se trata de algo proprio… como dizem, pimenta no cu dos outros é refresco…

    • Mas…cara. O Félix (e ninguém daqui do site) trabalha com produção de jogos. Sequer trabalhamos com games. Isso é, basicamente, nossa opinião como consumidor. Pagamos pelos jogos (que é nada barato, diga-se de passagem), e acho que falar sobre eles é um direito nosso, como consumidor. E, convenhamos, nenhum consumidor vai cosiderar o processo, só está interessado no resultado, que é o produto comercializado. Você vai a um restaurante e come um prato ruim, não vai passar a mão na cabecinha do Mestre cuca porque ele levou 2 horas pra preparar. Compra um carro desconfortável e defeituoso, não vai ter peninha da montadora que precisa bancar centenas de operários. Se um vendedor quer que seu produto seja bem visto, então que faça o bendito produto direito, se não simplesmente não venda nada.

      • nao tou desmerecendo ninguem tomio, nem fazendo ataques pessoais. so disse que tudo bem, vc recamar de um produto ate rola… mas um review ruim num site publico, é propaganda negativa, vc ta negativando o produto, nao so reclamando dele. entao se alguem acha que tem o direito de fazer propagada negativa, pelo menos que se informe um minimo a respeito antes de cair de pau em cima. os exemplos sao dezenas, onde o trabalho do time excele, mas a parte do time responsavel pela implementaçao da arte no jogo fode tudo. modern warfare 3 (as armas produzidas pro jogo sao ridiculamente foderosas, mas implementaram mal pq a iw engine é velha ja), alien colonial marines, enre outros. acho injusto pagar o santo pelo pecador. so isso.

      • Como assim reclamar de um produto “até rola?” E propaganda negativa não pode? Cara, como disse, quem tem que correr atrás das coisas é a produtora. Quem for competente no mercado, vai pegar todo esse feedback negativo e dar um jeito em todos os seus erros no próximo jogo, não vai chorar porque recebeu uma crítica negativa. Na verdade, produtora competente mesmo, sequer lança um produto tão ruim que mereça ser alvo de piadas, para começar.

        Como disse, consumidor nenhum está interessado no pré-resultado, no processo do produto. Pode ter gente competente no meio de um jogo ruim? Claro que pode, com certeza (o Félix, mesmo nesse texto, fez questão de destacar um aspecto bem implementado, que foi a dublagem), mas não podemos esquecer que um título é embalado pela marca da produtora, ou seja, um trabalho em equipe. E, mais uma vez, por que nós, consumidores, precisaríamos nos preocupar com isso? Quem quer reconhecimento que precisa correr atrás, procurar uma produtora com melhor administração e direção, aprimorar seu próprio trabalho, seja como for. Eu só estou pagando meu dinheiro pra ter um produto que valha o gasto, não a procura de “novos talentos”.

    • Rodrigo, vc está tomando as dores de uma empresa grande a toa. E como assim não podemos fazer a análise de um jogo que consideramos ruim?

      Aliens: Colonial Marines teve um HYPE IMENSO em cima, com trailers falando que seria o jogo definitivo e etc. Muita gente esperava muito dele e… quebrou a cara. Acho que é dever de um site como o nosso, que NÃO GANHA NADA ESCREVENDO, escrever sobre o que achamos.

      Como o jogo foi tão ruim, ficou melhor ficar nessa categoria HUMORÍSTICA do site, onde “malhamos o Judas”. Obviamente, é somente a opinião do analista, que nem sabe fazer 1 pixel art, mas sabe jogar videogame, gosta de fazer isso e esperava bastante por Aliens. Mas quebrou a cara.

      Os devs e a publisher tiraram sarro da nossa cara dizendo que o jogo seria excelente, a loja tirou sarro da nossa cara colocando o jogo a 200 reais aqui no Brasil, o governo tira sarro da nossa cara colocando tanto imposto que ser gamer no Brasil chega a ser um privilégio… e não podemos tirar um sarro inocente de um jogo que não saiu como esperávamos? Pior: que saiu muito aquém do que esperávamos,

      E se vc quer ver a gente falando bem da Gearbox, é só ir olhar a análise de Borderlands 2, onde dizemos o quão bom o jogo ficou. Ou seja, não estamos dizendo que a Gearbox É INCOMPETENTE, estamos dizendo que em ALIENS ELA FOI INCOMPETENTE.

      Não fazemos propaganda negativa alguma aqui, até porque nada do que escrevemos é para propagandear o jogo. O que vc quer é que censuremos nossas matérias para quando não gostamos de algo. Entendo seu lado por vc estar dentro da indústria e etc, mas entenda o nosso como consumidores. Como temos um canal para dar vazão às nossas frustrações como jogadores, que é o site, faremos isso sempre que for conveniente.

      Abraços.

    • Sou um dos autores do blog e estudo Jogos Digitais, e pretendo um dia ser desenvolvedor de jogos.
      Uma das primeiras coisas que aprendemos em gerenciamento de projetos é que não podemos entregar um produto bugado que não atende às nossas próprias expectativas e metas.
      Claramente esse jogo não cumpriu, e lançaram mesmo assim, pra cumprir com a data de lançamento, ao invés de adiar e cumprir com o que foi proposto.
      Isso tudo independe da dificuldade de um deaenvolvimento. Não cumpriram com o prometido e foi isso. Não tem o que discutir.

      • trabalho na industria. no fim das contas, acaba o time pagando pelo erro de um. isso nao eh justo. caiam de pau na dev house. nao somente no jogo e nos artistas que passaram anos se esforçando pra fazer o trabalho deles.

  2. neto, concordo com o que vc disse. so achei o modo com o qual foi exposto um tnto injusto, so isso. e concordo, a gearbox merece apanhar por causa das decisoes feitas nesse jogo. mas no fim das contas, o que fico puto eh que acaba pagando o artista… e isso doi, cara… ja senti na pele isso. doi muito. :S

  3. “Isso tudo independe da dificuldade de um deaenvolvimento. Não cumpriram com o prometido e foi isso. Não tem o que discutir.” oh se depende. acredite 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s