[rodrigo´s review] Sonic Jump

Nome: Sonic Jump
Gênero: Mobile

Distribuidora: Sega Produtora: Hardlight Studio
Plataforma(s): Ios e Android.

Versão analisada: Android

Sonic-Jump-logo

Sonic o seu parceiro das filas.

Em 2006 a SEGA fez sua primeira tentativa de entrar no mercado de games para dispositivos móveis. Sonic Jump. O título passou despercebido, mas acabou ganhando uma nova versão intitulada Sonic Jump 2 alguns anos mais tarde. Em 2012 a SEGA resolveu apostar de novo na ideia e convidou o estúdio Hardlight Studio para produzir o remake para IOS e Android.

Geralmente jogos desse nicho não se preocupam com historia ou enredo. Hardlight Studio, até que tentou ser o mais fiel possível aos consoles e adicionou uma historia ao game como pano de fundo, sempre contada por meios de imagens de quadrinhos. Bem! De novidade realmente não tem nada. Não passa de inúmeros quadrinhos contado o que já vemos a mais de 20 anos: Dr. Eggman tentando desesperadamente vencer Sonic com seus planos e bugigangas mal feitas.

121028-sonic-jump

O porco espinho que não corre

Sonic Jump não é um jogo como os demais da serie principal. Ele lembra muito mais as tentativas super divertidas do passado de Sonic pinball.

No jogo controlamos o porco espinho pelo sensor de movimento dos smartphones. Virando o dispositivo para a esquerda o Sonic pula para a esquerda e o mesmo vale para a direita. O pulo é automático  Sonic sempre vai estar pulando para alcançar as plataformas espalhadas pela tela com o intuito de chegar ao topo do cenário e concluir o estagio. Parece estupidamente simples? Mas é! Mesmo assim não deixa de ser divertido, pelo contrario, a diversão é super prazerosa. É muito gostoso jogar o game nessa simplicidade, acredito que principalmente para queles que tem um Smart com tela pequena (o meu é de 4,3” e ficou perfeito).   No decorrer dos estágios você vai encontrar os bons e velhos “bichinhos” para atrapalhar a vida do porco-espinho, que são derrotados com o pulo do Sonic acertando  embaixo deles (mudou tudo né?). Em estágios mais avançados o desafio do game é maior com plataformas falsas e que se movem, molas, monitores, anéis dentre outros são outros elementos presentes nas fases que tentam deixar o jogo desafiador até o seu final. Dando um toque na tela o Sonic dará um pulo duplo que o permite chegar em plataformas mais alta. Também há missões que devem ser completadas além de anéis vermelhos e Rank com nível até S a ser completado. Exatamente como nos games mais recentes: Quanto melhor a sua performance, melhor será o ranking atingido. Apesar de ser um jogo mobile, Sonic Jump tenta se inspirar nos games para consoles e entregar um desafio progressivo interessante.

sonic_jump_1

Simplicidade unida com boas ideias

Sonic Jump é dividido em 4 mundos  com 11 atos cada. De inicio temos 3 atos disponíveis  Alem de tentar chegar ao topo dos cenários  existem pequenas missões para ser completadas no game. Para cada missão Sonic ganha um ou dois pontos de experiencia e novos atos. As missões são bem variadas como coletar 500 anéis ou usar um item por mais de 3 vezes.

O jgoo oferece microtransações como em quase todos desse mercado. Na lojinha de Sonic Jump há disponível diversos itens para facilitar sua vida pelas escaladas ou até mesmo novos personagens jogáveis como Tails ou Knuckles. Para quem curti é um prato cheio. Vale a pena os wallpapers!

No futuro novos mundos e missões vão ser atualizados gratuitamente para aumentar a diversão.

gsmarena_004

O mundo colorido de Sonic.

Logo de cara você vai adorar os gráficos de Sonic Jump. O estilo cell shaded cai perfeitamente na franquia, além de trazer modelos bem feitos dos personagens e inimigos. As cores explodem na tela com vibração. São lindas imagens de cenários já conhecido pelos fãs da franquia.

Os gráficos ajudam muito a diferenciar os Level Design do game. Se não fossem tão vibrantes e coloridos, talvez o jogo perdesse muito seu interesse em poucas horas.

A trilha sonora acompanha todo o conjunto e mantem o mesmo ar de descontração e diversão. A maioria das musicas são remix das já conhecidas da serie. Mas a reciclagem é valida, afinal, todo o game não tem a intenção de ser uma inovação na serie. Existem vozes no game, mas raramente você deve ouvir (principalmente porque vai estar no busão com o game!).

Games mobile tem como finalidade ser sempre mais simples e de facil entendido. Normalmente eles tem que ser intuitivo e adaptável para inúmeros tipos de aparelhos diferentes, com telas diferentes e hardwares diferentes. Sonic Jump é extamente isso: Um jogo bonito artificialmente (não exige dos hardware “parrudos” dos Smartphones), de jogabilidade simples mais prazerosa e que vai ser tornar um ótimo passatempo para aquela fila indesejável do medico. Vale a conferida é um dos melhores do mercado atualmente. Tem boas ideias. É um jogo repetitivo, mas qual jogo de smartphone não é? Se é fã de Sonic e de games mobile, Sonic Jump vai ser uma boa pedida.

Pelo menos nas filas você vai se divertir. Se não ficar com vergonha de ficar jogando o seu aparelho pra lá e pra cá!

sonic-jump-ios

O melhor: Simplicidade e cores vibrantes.

O pior: Desafio quase nulo .

Nota: 9/10 (Super Sonic)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s