[Fran’s Review] Lego Lord of the Rings

“There is still some good in this world – and it’s worth fighting for.”

A série de jogos que representam filmes no universo LEGO já estão no mercado há um tempo, e desde sempre contendo evoluções a cada novo jogo.

Começaram com Lego Star Wars, Indiana Jones, Batman e outros que estavam em uma fase um tanto quanto crua. Possuíam características marcantes, que eram as de não existirem falas no jogo. Tudo era murmurado, dependendo muito da cena para o entendimento. Sempre se referindo às cenas dos filmes de forma descontraída, com piadas e sátiras.

Com essas evoluções, foram vindo jogos referentes a quadrinhos (DC Super Heroes), e de filmes mais recentes. Com isso, e provavelmente aproveitando o lançamento do filme O Hobbit, foi lançado o Lego Lord of the Rings.

Está bem explicito no jogo que ele inteiro foi baseado nos filmes, sendo cada cena e cada detalhe, vindo direto dos filmes. Diferente do Fellowship of the Ring, lançado pra PC em 2002, que era baseado nos livros e continham personagens como Tom Bombadil, a luta contra o Salgueiro, entre outros.

Mesmo assim, não deixou a desejar e representou as cenas em partes resumidas da história, só pra ter uma base dos acontecimentos. Temos até um início igual ao da série de filmes, que se refere à batalha contra o grande Sauron e seu exército, onde o jogador controla o personagem Isildur e luta contra o grande vilão.

Pra quem assistiu a trilogia, se sentirá em casa em relação ao enredo deste jogo.

Como em todos os outros jogos da série LEGO, esse ainda possui a mesma base, que é a de destruir o cenário para contruir objetos a seu favor, te ajudando a avançar e dar continuidade ao jogo. Assim como tem itens que, quando destruidos cinco iguais, te dão um dos itens colecionáveis.

Além dos tesouros comuns de se achar nos jogos, que eram necessários 10 para formar um objeto LEGO completo, também podemos achar um item específico em casa fase, que serve para forjar novos itens. É possível ir em um Ferreiro e, com essas receitas encontradas, fazer itens especiais para serem usados com seus personagens. Esses itens podem te ajudar a completar as fases em 100% no modo free play, que é liberado após terminar a fase uma única vez.

Assim como foi apresentado pela primeira vez no jogo Lego Harry Potter com certa perfeição, temos um mundo particularmente aberto entre cada fase. É possível caminhar pelo local aberto e encontrar mapas que informam o que existe naquela área. Por exemplo: quests, itens e moedas.

Cada personagem do jogo tem uma habilidade especial (como fazer uma fogueira, explodir paredes e coisas do tipo), onde podem ser usados de forma mais interessante se jogado no modo cooperativo.

Como sabemos, na história do Senhor dos Anéis, chega um ponto em que os personagens se separam e as histórias se passam em paralelo. No jogo não é diferente. No mundo aberto entre as fases, é possível decidir qual lado da história você vai jogar naquele momento.

Dentro de cada fase, os personagens podem se separar, como quando o mago Gandalf derruba a criatura Balrog e cai junto com ele. É possível jogar com o Gandalf na luta contra o Balrog ou com o resto da Sociedade do Anel, que está ainda escapando de Moria.

Isso aconteceria no caso de jogar sozinho. Mas se quiser jogar com algum amigo, cada um pode fazer uma dessas cenas simultaneamente, dividindo a tela ao meio, o que deixa o jogo muito mais variado e cativante.

O visual está mais do que bom para a proposta de um jogo do gênero. As peças estão todas muito bem modeladas, o que seria difícil não estarem, e o cenário é praticamente inteiro de lego. As construções, castelos, casas, barcos, são todos feitos de peças lego.

O resto do cenário não tem como intenção ser completamente realista, com uma super modelagem de cenário de fundo e coisas do gênero, até porque não combinaria com o modo cartunesco que é a representação digital de um boneco desse tipo.

A parte visual teve melhorias significativas a partir do Lego Piratas do Caribe, que se mantiveram nesse jogo.

O parte musical é inteiramente retirada dos filmes. As musicas orquestradas, que são passadas de acordo com a cena, tudo bem fiel ao filme.

Desde o jogo Lego Batman: DC Super Heroes, os personagens deixaram de murmurar as cenas pra realmente terem falas. Neste caso, as falas foram retiradas dos filmes, sendo o áudio original do mesmo. A única mudança nas vozes são nas cenas de ação, quando o boneco pula ou bate em um inimigo, nem sempre é a voz original do ator que representou o personagem, sendo que mesmo assim, muitas vezes são eles mesmos.

A série está em constante crescimento em visual e jogabilidade, sempre tentando inovar, não deixando aquela sensação de estar sempre jogando a mesma coisa, já que a base é sempre a mesma.

A representação que eles fazem de filmes clássicos funcionam muito bem, de modo que os jogos que são feitos para os filmes, e não são no formato LEGO, costumam não funcionarem tão bem assim.

O jogo funciona bem com sua proposta, e a diversão é garantida pra quem quer um bom passa-tempo.

Nota: 9/10

Anúncios

2 pensamentos sobre “[Fran’s Review] Lego Lord of the Rings

  1. Tenho acompanhado o site já há algum e tempo e esse review está com ótimo nível, assim como os artigos daqui são em geral. A equipe está de parabéns!

    Sobre o jogo, saberiam me dizer se tem diferenças entre as versões de Ps3 e Ps Vita? O Lego do portátil é bom também?

    • Muito obrigado pelos elogios!

      E quanto ao jogo, não sei dizer se ele é melhor ou pior no Playstation Vita. Eu joguei ele no Xbox 360 e acredito que no PS3 seja a mesmíssima coisa.
      Pelo que vi, no Vita as únicas diferenças são que não da pra fazer split-screen (óbvio) e o personagem fica levemente maior na tela, por conta de se tratar de um portátil.

      Acho que é só isso mesmo, mas não saberia dizer com mais propriedade porque não testei!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s