[Especial Playstation 2] A Supremacia Sony

nota: Antes de mais nada quero pedir desculpas a nossos leitores e acompanhantes da pagina do Jogador Pensante. A artigo sobre a historia do console da Sony atrasou em alguns dias ( deveria chegar no dia 31/07). Sem mais demora, espero que gostem do especial.

 CAPITULO I – O inicio de um império.

3 de Janeiro de 2005, 15:32

Minha visão estava turva, conseguia sentir o gosto do meu sangue na boca, parecia que eu estava sem saida, meus pensamentos se embaralhavam, estava dificil de entender: que chegou o meu fim? Minha ultima recordação antes de tudo isso era: O gosto maravilhoso de um excelente cappuccino com chocolates meio-amargo e algumas gotas de licor. Sempre bebia o meu café na cafeteria local da cidade em que estou a mais de cinco anos, finalmente eu tinha encontrado um local tranquilo para morar. A cafeteria, Quanto mais melhor ficava no centro da cidade, a garçonete, uma linda jovem com seus cabelos cor de ouro e olhos verdes estava na flor da idade com uns 19 anos já tinha decorado o meu pedido, e sempre me perguntava: “Outra xicará senhor? Quer tambem um de nossos maravilhosos Croissant?.

Meu Deus, será que vou sentir o gosto daquele capuccino novamente? Preso em uma sela em V, bolas de aço fixadas em meus pes, estava em um salao escuro, que aparentava ser bem antigo e fedia a mofo, com apenas um foco de luz incandescente virado para a minha direção, que ofuscava ainda mais a minha visão, e alguns capangas com cara de poucos amigos, acho que a bela jovem não vai ver mais a minha cara.

-Nãããããoooo, por favor chega nããooo…. eu não agüento mais. Chega disso, eu não sei de nada, não sou ninguém, porque? Porque?…..por favor me deixem em paz….por favor….eu prometo não vou atrás de vingança, não contarei a ninguém.

Eu não tinha mais a o que recorrer a não ser implorar para pararem. Estar preso a uma sela de aço fixa no chão, com bolas te puxando para baixo a ponto de rasga-lo ao meio, e algemas faz qualquer homem chorar por alguma coisa.

-Não vou perder mais tempo!

Exclamou o interlocutor  convicto que estávamos chegando ao fim do meu suposto sequestro.

-Você ainda tem muito para viver garoto. Não seja tolo deve estar o que na casa dos 35 anos?….pense bem está protegendo quem e oque? Vamos diga logo tudo o que sabe? E sabemos que você sabe muito.

O Homem tinha uma voz grave e rouca, parecia ser o comandante dessa farsa. Fui seqüestrado em uma das minhas visitas na pequena cafeteria, chegaram em um furgão e rapidamente me levaram, não tive oportunidade de reação o homens estavam bem treinados e sabiam aonde eu estaria e em que horário estaria. Com certeza é serviço de profissionais, foram pagos para isso e deveriam estar me observando a algum tempo.

-Tudo bem fique calmo! Eu conto o que querem saber, só parem com isso…. não sinto mais as minha bolas! Não sei ao certo quais são os detalhes que estão buscando, então preciso falar tudo desde o começo.

A sela em V é uma antiga tortura usada pelo cavaleiros templarios na defesa do catolicismo. Bem eu acredito em Deu, mas estava difcil de receber ajuda nesse momento. Totalmente nu, e preso a cada minuto em que eu não falasse o que queriam, eles forçavam as bolas de aço fixas em meus pés para baixo, assim me rasgando aos poucos. Para safar minha pele eu precisava ganhar tempo, não tinha outra solução a não ser começar a contar toda a historia que queriam.

-Bem, fez a decisão certa. Ei!!! Comece a escrever tudo o que ele disser não deixe passar em branco os detalhes.

Com um tom mais calmo, o líder dos homens me deu ouvidos.

-Certo, tudo começa em Abril de 1999 quando a Sony anunciou o playstation 2, seu proximo console para a sexta geração com agora os incriveis 128 bits. O projeto foi encabeçado por Ken Kutaragi, o mesmo responsavel pelo seu antecessor. Com o sucesso do Playstation one a sony tinha a certeza que não estava dificil reinar absoluto novamente. Então em 4 de Março de 2000, no Japão, era lançado o console, para o resto do mundo o console virie em Outubro do mesmo ano. Em 5 de Março de 2000, o Video Game já tinha vendido 980 mil unidades, e provocou uma verdadeira corrida por unidades do aparelho, havia leilões na Internet do aparelho com os valores acima da casa de mil dólares.

A Sony tinha em sua mente que o Playstation 2 precisava apresentar novidades convincentes como o seu antecessor, para isso ela apostou na mdia DVD, que teve seu primeiros aparelhos lançados em 1997, porem o sucesso da nova mídia veio mesmo com o aparelho da Sony. O console era retrocompatibilidade com toda a gameteca do Playstation one, um golpe certeiro da empresa, que entregou o console em seu primeiro dia de lançamento com mais de 2 mil jogos. Seu controle era basicamente uma versão melhorada do otimo Dual Shock. O Playstation 2 não fugia da ideia de ser exatamente um Psone da proxima geração.

Sabiamente a Sony também fez grandes parcerias exclusivas com muitas produtoras de games, garantindo a exclusividade de títulos como Grand Theft Auto e Metal Gear Solid 2 por bons anos antes que eles fossem lançados para o Xbox. Em 2000 o console não ganhou jogos de impacto, sua line-up de lançamento era: Ridge Racer V, Tekken Tag Tournament, Moto Gp, Dynasty Warriors, The Bouncer e mais alguns sem expressão. Seus principais jogos foram lançados mesmo no Natal de 2001, uam verdadeira avalanche demonstrando toda a qualidade do console, mesma época do lançamento dos consoles concorrentes, que de certa forma foram ofuscados pelos games do PS2.

CAPITULO II – A importância de uma fantasia final.

Final Fantasy X e Metal Gear Solid 2 eram os carros chefes do primeiro natal. O decimo capitulo da serie da Square soft, conta a historia de Tidus, estrela do time de Bliztball, Zanarkand Abes. Durante um jogo de seu time, ele é sugado por uma entidade misteriosa e acorda no mar. Resgatado por pessoas estranhas, ele descobre que está 1000 anos no futuro. É revelado a Tidus por uma garota misteriosa da raça de humanos Al-Bhed que a entidade que o atacou é conhecida como Sin. FFX se tornou um sucesso, ao longo dos anos o jogo vendeu mais de 8 milhões de copias, seu excelente sistema de batalha dinamico e as novidades para o genero foram seus maiores destaques, e claro as lindas Cgs da empresa.

Já Metal Gear Solid 2 era o jogo mais esperado, em 1998 Metal Gear Solid para o Playstation one, tinha mudado para sempre como os video games eram vistos, com isso em mente Hideo Kojima, criados da serie, buscou torna a segunda parte da Saga de Solid Snake um epico sem precedentes. Metal Gear Solid 2 se ambienta em uma instalação de limpeza marítima que foi tomada por terroristas que se autodenominavam “Sons of Liberty” (Os Filhos da Liberdade). Eles exigem um resgate em troca da vida do presidente dos Estados Unidos, enquanto que ameaçam destruir a instalação e criar um desastre ambiental cataclísmico se as exigências não forem atendidas. Os objetivos e identidades de muitos dos antagonistas e aliados são trocados rapidamente, conforme os protagonistas vão descobrindo informações sobre uma conspiração mundial construída por uma organização conhecida como os Patriots. Hideo Kojima teve outra supresa para o Playstation 2: Zone of the Enders foi outro jogo que chegou na mesma epoca. Uma trama Sci-fi com enormes robos e ação frenética.

Ainda em 2001 o console receberia: Silent Hill 2, Onimusha, Gran Turismo 3 A-Spec, Ico, Devil May Cry, Burnout, e a terceira parte de Grand Theft Auto, que em ao longo dos anos vendeu mais de 11 milhões de copias e consolidando a franquia da Rockstar com uma das mais importante do ultimos anos. Se não bastasse, desde o anúncio do console a Sony soube martelar no recurso online do aparelho, lançando em 2002 seu adaptador para rede online acompanhado de um headset e do game SOCOM U.S. Navy SEALs. Como vantagem sob seu concorrente direto, a Sony não cobrava uma única taxa para se jogar online. Mas o grande trunfo mesmo foi fazer com que a Electronic Arts garantisse a exclusividade de seus games online até meados de 2004.

Dentre todos os consoles da época, o PS2 era sim, o que possuía o hardware mais fraco, seguido pelo GameCube e finalmente Xbox. Porém, era também o que possuía a arquitetura de desenvolvimento mais sólida e prática. Justamente por esse motivo que nasceu uma variedade de produtoras de games pelo mundo, desenvolvendo jogos dos mais variados gêneros para o console. Muitos é claro foram games completamente descartáveis, mas pela lista generosa de lançamentos, facilmente encontrávamos muito mais do que um único game que nos agradasse.

Ao longo dos anos a Sony sempre buscou aperfeiçoar seu aparelho, seja para combater a pirataria ou melhorar para os consumidores ou desenvolvedores, por isso, o console tem varias versões sempre intituladas com um V inicial.

CAPITULO III – A império de um sandbox

No começo de 2002 o console já estava firmado no mercado com mais de 15 milhões de unidades vendidas, seus concorrentes não tinham muito o que apresentar para tirar a liderança da Sony. Grand Theft Auto: Vice City chegaria nesse ano mantendo a exclusividade da serie com o Playstation 2, e se tornando no jogo mais vendido do console. A fictícia cidade denominada Vice City foi baseada na cidade americana de Miami dos anos 80, com construções em art deco e retratando fielmente a época, na música, vestuário e carros. O clima do jogo é fortemente influenciado pelo filme Scarface e o seriado Miami Vice. Mas a serie da Rockstar não era a única surpresa do ano: Kingdom Hearts, nova investida da Squar soft, era ousado e fortemente comercial. Sua mistura do universo Disney e o mundo de Final Fantasy em uma historia com personagens proprios foi muito bem recebida, e o Action-Rpg de Tetsuya Nomura vendeu incriveis 5,5 milhões de copias, um marco para uma nova propriedade intelectual, e rapidamente a produtora confirmou a segunda parte da historia e novamente exclusivo do Video Game. A Namco nesse ano trouxe o aguardado Tekken 4, sequencia da serie de lutas mais vendia do Psone, o sucesso era garantido e Onimusha 2 a segunda parte da trilogia da Capcom. A gama de jogos exclusivos crescia exponencialmente, e nem a Microsoft e seu Halo com inumeros fãs ou a Nintendo em seu Game Cube com suas series consagradas conseguia se quer ameaçar a liderança do console.

A sony sabia que o seu trunfo era os exclusivos, mas estavam atentos a nova tendencia: jogos Multiplataforma. Com isso em mente a empresa começou a investir mais em seus estúdios internos com novas séries, e saiu a compra de novos estúdios com potencial. Na corrida por estúdios criativos a Sony adquiriu a Naughty Dog, Insomniac games e Sucker Punch Productions os três foram responsaveis por 3 exclusivos do genero de Plataforma para o console. Jak da Naughty Dog, Ratchet & Clank da Insomniac e Sly Cooper da Sucker Punch cumpriram muito bem seu papel e preencheram a lacuna de um mascote que Crash tinha deixado, quando se tornou multiplataforma.

Em 2003 o console já passava da casa de 50 milhões vendidos, nada conseguia parar o sucesso do Playstation 2, a estratégia da Sony com os exclusivos em todos os generos e o DvD como midia do console foram bem arquitetadas. Nesse ano o destaque foi para os odiados: Castlevania: Lament of Innocence  a nova tentativa da Konami e recriar Castlevania em 3D, apesar de até ser fiel as origens o jogo tinha muitos problemas de programação e foi exilado pelos fãs do genero. Devil May Cry, a serie exclusiva de peso da Capcom do começo da vida do console receberia seu segundo jogo tambem, Devil May Cry 2 não foi produzido pelo mesmo time, e aparentou mais um jogo mal acabado do que uma verdadeira sequencia. Mesmo sendo um ano ruim perante aos exclusivos, o volume de jogos multiplataformas e outros sem destaque era muito grande e só garantia o crescimento continuo do console, o maior destaque era Need For Speed Underground, jogo que ditou tendencias.

CAPITULO IV – Como uma cobra.

-O que é isso??

Fui interrompido pelo líder. O que será que eu fiz de errado? Será que não estava contando o que queriam? Um movimento em falso e podem se cansar e me liquidar de vez. O homem se levantou e veiu em minha direção. Mesmo com a visão ofuscada pela lâmpada eu conseguia entender um pouco de minha prisão. Era um local com no Maximo uns 20 metros quadrados, lembrava muito a um galpão para armazenamento, mas tudo estava escuro e não tinha uma janela apenas a porta pela qual entramos.

-O que você está mastigando? Não te damos nada a comer desde que chegou aqui!

Bruscamente o homem empurrou a lâmpada para o lado e enfiou seu dedos sobre a minha boca.  Ao empurrar a lâmpada vi seu rosto com clareza. Não tinha um ar maléfico, pelo contrario era apenas: Um gordo e desajeitado senhor de  55 anos, estava usando roupas comuns como calça jeans e camiseta pólo listrada. Pude olhar também tudo em minha volta. Na sala estavam 4 homens: O gordo falador, meu carrasco pessoal que puxava as bolas para baixo, o escrivão que estava anotando tudo o que eu dissera em um notebook, um guarda qualquer e alguem que aparenteva ser o verdadeiro líder ao fundo, só observando o que estava ocorrendo.

-O que você arrancou da boca dele??

Finalmente uma voz diferente e era o lider perguntando, tinha um tom mais serio e com certeza era de poucos amigos.

-Não sei ao certo senhor!!! Me parece apenas um pedaço do seu proprio dente. O coitado deve te-lo quebrado de tanto que pressiona o maxilar para aguentar a dor.

-Não me importa, acabe logo com isso e vamos prosseguir com a nossa programação. Pelo o que ele está contando estamos no caminho certo, faça-o prosseguir logo.

O gordo pegou o suposto pedaço do dente e jogou no chão esmagando com seus enormes pés. Aparentemente estavam mais calmos, mesmo com esse pequeno problema. O gordo se sentou e olhou para o escrivão e acenou com a cabeça positivamente, virou para mim e disse:

-Vamos começar novamente e sem mais interropimentos, não temos o dia todo e se não contar logo tudo, você vai implorar para que te mate-mos.

A ameça era seria, tinha a certeza que eles tinham muito mais “brinquedos” para usar.

-Ahan!! Fique calmo eu volto a contar tudo…bem…. aonde paramos…certo depois de 3 anos incriveis e com grandes exclusivos, veio o verdadeiro show da Sony. Em 2004 o Playstation 2 ganhou o maior numero de lançamentos da historia, nenhum console antes tinha tantos jogos e tantos exclusivos assim no mesmo ano. Neo Contra, Obscure, Gradius V, Ace Combat 5, Resident Evil Outbreak, R-type Final, Spyro: A Hero´s Tail, Star Wars: Battlefront, Katamari Damacy chegaram todos como exclusivo do console, mas isso era apenas a ponta do Iceberg. Os gigantes : Gran Turismo 4 e Metal Gear Solid 3 também estavam programados para o mesmo ano. No quarto episodio da serie de corridas mais lucrativa dos Video games, o numero de carros chamou a atenção eram mais de 500 modelos fieis, o jogo foi um sucesso vendendo mais de 11 milhões de copias.

Metal  gear Solid 3 foi um marco, Ambientado na Rússia da época da Guerra Fria, a história se centraliza no agente da unidade FOX Naked Snake, cujas missões são resgatar um fabricador de armas e sabotar uma superarma experimental. Enquanto que os jogos anteriores se passavam em ambiente urbano, Snake Eater adota uma ambientação em uma  floresta soviética dos anos 60, com as armadilhas semi-futurísticas de alta tecnologia dos antigos jogos Metal Gear Solid sendo substituídas pela natureza. Enquanto que o ambiente mudou, o foco de sua jogabilidade ainda permanece na espionagem e infiltração, além de também manter o senso de humor autoreferenciado tradicional da série. A história de Snake Eater é contada através de numerosas cenas cinematográficas e conversas pelo rádio. Considerado o melhor Metal gear Solid já lançado. Metal Gear Solid 3 vendeu 5 milhões de copias.

O  ano ainda tinha espaço para Killzone, um Fps desenvolvido pelo estudio interno Guerrila para rivalizar com Halo, e para o maior lançamento do ultimos anos: Grand Theft Auto : San Andreas. O jogo se passa num estado fictício de San Andreas, nos Estadps Unidos, que contém três metrópoles. Ambientado no fim de 1992, a trama de San Andreas gira em torno de um membro de gangue, Carl “CJ” Johnson, que retorna para seu lar em Los Santos, depois de uma longa temporada em Liberty City, após descobrir a morte de sua mãe. CJ encontra sua família e sua antiga gangue, a  Grove Street Families, em completo abandono. Com mais de 20 milhões de copias vendidas o jogo impulsionou o Playstation 2 a quebrar uma marca os 100 milhões de unidades vendidas.

CAPITULO V – A missão suicida.

-SAIAM DAI AGORAAA!!!!

Um novo homem entrou na salão empurrando a única saida e gritando desesperadamente. Todos ficaram perplexos e voltaram sua atenção a ele. O homem trajando colete e roupas que pareciam de um policial do governo não tinha muito tempo para explicar a situação.

-VAMOS SE PROTEJAM!!!!

-O que está acontecendo??

O lider estava perdido sobre oque estava ocorrendo, não entendia bem o que seu subordinado tentava dizer. Mesmo que eles se preparassem para o anuncio, já era tarde. O suposto dente que estava mastigando era um sinalizador preso em minha boca, ao morde-lo ele enviava um sinal de minha posição a meus contratantes. Quando o gordo o retirou da minha boca e quebrou com os pés, provavelmente ele parou de enviar a minha posição, mas pelo jeito foi o suficiente.

-Tem um exercito vindo pra cá. Eu vi pelos binóculos, são 3 carros e estão fortemente armados.

Disse o soldado que entrou pela porta, com uma mistura de medo e adrenalina.

-Droga!!! Precisamos sair logo daqui. Vamos logo,temos bastante informação já é o suficiente para seguirmos com os nossos planos, pelo jeito é oque pensavamos mesmo.

Sem hesitar o líder dos sequestradores correu para a saída junto com os seus comparsas. Fugiram rapidamente, de dentro da sala ouvi o som de dois motores diferente e pneus derrapando para sair em toda velocidade. Não me importava se fossem pegos, não os queria mortos. Apesar de um Investigador de contrato, e viver missões perigosas por todo o planeta para diversas empresas eu nunca matei ou vi alguém morrer.

Deve ter passsado apenas algus minutos em que fiquei sozinho no galpão, mas parecia uma eternidade, a dor em que fui submetido era intensa e não estava aguentando mais a pressão. Escutei os carros chegando que o homem havia mencionado. Comecei a ficar mais tranquilo, era certo que eu logo estaria seguro. Explodiram a porta com alguns explosivos. A Explosão foi para intimidar quem estivesse no salão, mas por lá só encontraram eu.

-Você está bem?

Uma pergunta meio indigesta. Como perguntar isso a uma pessoa nua e sangrando na região mais delicada do corpo humano? Eu tinha medo de olhar para o que sobrou de minhas bolas. Os soldados me soltaram, respirei fundo e respondi:

-Sim estou. Obrigado por chegarem a tempo. Infelizmente contei muito a eles.

-Tudo bem senhor, nossa missão era salva-lo assim que o sinal começou a ser transmitido, não estamos aqui para julgar nada. Venha conosco.

Quando sai do salão escoltado vi que estávamos dentro de um silo abandonado, longe de qualquer vida alheia. Provavelmente os comparsas não tinham qualquer intenção de me deixar vivo após contar tudo a eles.

Fui escoltado a salvo em um carro que aparentemente era blindado. O homem não tinha exagerado, os homens que estavam junto comigo todos estavam armados até os dentes. No caminho escutei eles dizendo que se fosse necessario matariam os sequestradores, mas tinham recebido ordens para o contrario, na hora não entendi completamente mas logo faria sentido.

CAPITULO VI – Nem tudo é verdade.

6 de janeiro de 2005

3 dias após o meu seqüestro, já recuperado e tratado, estava em meu apartamento aguardando ordens como haviam me informado. Não tinha certeza do que ia acontecer ali pra frente, mas eu confiava em quem me contratou não acho que estraguei alguma coisa.

TOC TOC TOC

Alguem havia batido na porta.

-Senhor, precisamos conversar. Deixe-nos entrar?

Uma voz soou por detrás da porta.

Abri a porta e lá estavam: 3 Homens de terno Armani, calça social e gravata Skinny Tie, com certeza lideres da empresa em que eu estava trabalhando. Reconheci na hora um deles: líder de uma misão antiga que fui contratado para a mesma empresa a muito tempo atrás uma missão que mudou a minha vida, que tinha decidido largar essa vida, mas quando uma vez investigador, você sempre quer sentir o gosto da adrealina subindo em sua boca pelas veias.

-Te contratamos novamente por que sabemos que você é o melhor para o que pedimos.

Meu antigo conhecido começou falando.

-Eu sei, e eu estava ciente das condições, fiz isso porque a grana era muito boa.

-Então meu caro, nos diga como foi e o que você conseguiu?

-Sim claro, por favor sentem-se, acredito que na Nintendo as instalações são muito melhores que meu apartamento mas serei breve e os senhores poderão dar continuidade a seus afazeres.

A sete anos atrás eu já tinha sido contratado pela Nintendo, a missão:  Descobrir tudo sobre a nova empresa no ramo de Video-Games; e como eles conseguiram rapidamente se fixar no mercado. Foi uma misão que conquistei um carinho grande pela Sony, muito pelos amigos que fiz em seus escritórios enquanto fingia ser apenas um estagiário curioso. Nunca imaginei que ia mais uma vez ir contra a gigante japonesa, mas se eu queria um dia aposentar precisava fazer um pé de meia.

-Senhores eu estava fazendo um café, antes de antede-los, aceitam um humilde chicará?

-Olha somos gratos por encarar essa missão com tanta coragem, mas não nos enrole você conseguiu ou não implatar a informação na Microsoft?

Em 2002 a briga no mercado de vídeo game ficou aquecida. A Nintendo não disputava o mercado só com a Sony, agora existia outra gigante e não era do mercado japonês. A Microsoft conseguiu uma boa base de mercado com o seu Xbox original, mas estávamos as vésperas do segundo console em um curto espaço de tempo. E dessa vez prometia ser um lançamento monstruoso.

-Tudo bem, vamos direto ao assunto. Quando fui contratado a 10 meses atrás minha missão era Implantar a idéia na Microsoft que o único rival a sua altura na próxima geração é a Sony e seu futuro Playstation 3. Com isso em mente comecei a soltar a informação que eu trabalhei para a empresa no desenvolvimento do Playstation 2, como eu trabalhei para os senhores no passado eu tenho informações o suficiente sobre tudo o que envolvia a Sony e seus Playstations. Rapidamente chegou aos ouvidos da Microsoft e eles tiveram a brilhante idéia de criar um falso seqüestro para que eu não os identifico-se, típicos dos americanos.

-Você tinha razão ele era a pessoa certa.

Um dos executivos da Nintendo disse.

-Eu sei, no passado seu trabalho foi bem feito.

Soou até engraçado a frase do meu “amigo” do passado, afinal, lá atrás ele nem se importou com tudo o que eu colhi e caçoou ainda de meu julgamento.

-Continuando senhores. Para implantar a idéia de que a Nintendo era carta fora do baralho eu comecei contando toda a historia sobre o Playstation 2 e sua força avassaladora. Disse a eles tudo o que era necessário e pela cara deles, senhores, fiquem tranqüilos a Microsoft está com os seus olhos todos voltados ao Playstation  e a supremacia da Sony. Podem lançar o Wii tranquilamente, com a idéia de controle por movimentos sendo descartada inicialmente por ela acredito que a Sony também descarte essa ideia, o mercado será novamente da Nintendo.

Era nítido o sorriso no rosto daqueles homens que um dia foram os donos do mundo.

-Obrigado pelos serviços….e verdade qual o seu nome? Só trabalhamos por nomes códigos durante essa missão.

-Meu nome não é importante, sou o que vocês necessitam.

-Hum!!! Muito bem, estamos gratos e dessa vez tenho certeza que você foi peça fundamental para o futuro sucesso da Nintendo. Se precisar continuar conosco será bem vindo,e teremos o prazer de te entregar um bela mesa em nossa sala de estratégias para o mercado.

Aquilo parecia mais uma zoação do que uma oferta de emprego. Recusei no ato, pedi para entregarem o dinheiro em espécie, sem transações bancarias online ou algo parecido. Apôs 2 dias foi tudo entregue e senti minha missão cumprida. Era certo que o mercado ia voltar a ser da Nintendo com seu novo controle por movimentos, mas eu tinha a impressão que aquilo ia ser parcial. Os fãs de vídeo games em determinado momento, poderia ser daqui a 4 ou 5 anos, eles iam novamente reivindicar a supremacia da Sony e tudo o que ela faz pelo mercado de games.

CAPITULO VII – A Supremacia Sony.

17 de Março de 2010

Já se foi mais de 5 anos desde a minha ultima missão. Estou de férias a um bom tempo, curtindo uma cidade incrível, na América do sul: Rio de Janeiro. A cidade é maravilhosa, não existe turista que não se encante com as belas praias, o Cristo Redentor e claro as curvas da Brasileiras, parece que finalmente eu achei o meu lugar para aposentar. Apôs o meu envolvimento para implantar as informações na Microsoft eu resolvi sumir, deixa de lado tudo aquilo, afinal a grana que recebi era uma boa poupança e eles ainda me pagavam um anual para se manter longe do mercado de jogos. Eu me mantive informado, gostava de saber o que estava acontecendo no mercado mesmo que para conhecimento próprio.

Lembro que tudo ficou mais evidente a partir de 2005: O Playstation 2 já tinha passado a barreira dos 100 milhões de consoles vendidos e para comemorar a Sony anunciou um novo modelo intitulado: Playstation 2 Slim, mais fino e mais resistente, o modelo chegou com o preço mais em conta e foi importante para a Sony manter o console atrativo. Estávamos a véspera da próxima geração, O xbox 360 chegaria naquele ano, e pelo Marketing da Microsoft muito do que eu disse estava sendo usado. Eu poderia sentir a felicidade da Nintendo!  No quinto aniversario do Ps2 a chuva de exclusivos desse ano foi especial; afinal,nasceu o novo simbolo do Playstation: God of War. O jogo foi desenvolvido pela Santa Monica estudios, um estudio interno da Sony com talento de sobra. God of War, é baseado na mitologia grega. O protagonista do jogo é um anti-heroi Kratos, a história faz parte de uma trilogia, com a vingança como tema central. Neste capítulo, Kratos deve impedir o Deus da Guerra, Ares, de destruir a cidade de Atenas encontrando a lendária Caixa de Pandora. O jogo vendeu mais de 4 milhões de copias e marcou a geração, sucesso entre o publico e a critica, a segunda parte foi anunciada ainda para o Playstation 2.

Final Fantasy XII era mais um gigante chegando em 2005. A décima segunda parte do Jrpg ( Rpgs orientais) chegou cheio de receio entre os fãs, ao abandonar o sistema consagrado e buscar ser mais Universal o jogo parecia um MMORPG e isso afungentou alguns pessoas inicialmente. No lançamento já a revelação de que estavamos presenciando um dos maiores lançamentos de todos os tempos: Final Fantasy XII recebeu nota maxima na Famitsu, importante revista da japão. O jogo se passa na terra Fictícia de Ivalice, quando os impérios de Archadia e Rozarria estão travando uma guerra sem fim. Dalmasca, um pequeno reino, está preso entre as nações em guerra. Quando Dalmasca é anexada por Archadia, sua princesa, Ashe, cria um movimento de resistência. Durante a luta ela conhece Vaan, um jovem aventureiro que sonha em comandar uma aeronave. Eles são rapidamente acompanhado por uma banda de aliados; juntos, eles se reúnem contra a tirania do Archadian Empire.

Shadows of the Colossus também chegou para o console em 2005. O jogo dos criadores de Ico, era impressionante e nunca antes a industria de games tinha visto algo parecido. O  jovem chamado Wander deve viajar por um vasto território, chamado de Região Proibida afim de derrotar dezesseis criaturas, conhecidas simplesmente como “Colossi“, para restaurar a vida de uma garota chamada Mono. O jogo é incomum no gênero de ação-aventura já que não existem cidades e afins para serem explorados. Não existe também nenhum personagem com quem interagir e nenhum inimigo além dos colossus. Shadow of the Colossus é descrito como um gigantesco puzzle, já que a fraqueza de cada colosso deve ser identificado e explorado para que ele seja derrotado, um jogo único e raro que só mostrava a capacidade de inovar do estúdios internos da Sony. Ainda nesse ano o Playstation 2 receberia os exclusivos : Kingdom hearts 2 e Devil May Cry 3, ambos sucesso de publico e critica.

O Playstation 2 não se abalou com a chegada da sétima geração em 2006, mesmo com o Nintendo Wii e o seu irmão mais novo Playstation 3 no mercado, ele se manteve forte nas vendas e competitivo. A partir desse ano já era possivel notar que os jogos extraiam o maximo do console, um grande exemplo é: Valkyrie Profile 2: Silmeria.

Continuação de um excelente Jrpg que saiu no final da vida do Playstation, o jogo se passa Centenas de anos antes dos eventos do primeiro jogo estrelado pela também valquíria Lenneth, esse segundo jogo da série coloca o jogador no papel de Silmeria, irmã mais nova da protagonista do primeiro game da qual também é uma Valquíria.Contudo, por ter irritado Odin, deus de Vahalla e dos deuses, ela acaba sendo banida dos céus para viver em Midgard no corpo de uma humana chamada Alicia, princesa do reino de Dipan.

Okami é outro exclusivo de peso de 2006, nele o jogador controla o personagem principal, Amaterasu, por um ambiente em cel-Shading, ao estilo de uma pintura em aquarela, que assemelha-se a uma ilustração animada japonesa feita a tinta com estilos diferentes de arte. O estilo da jogabilidade é uma mistura dos gêneros de ação, plataforma e de puzzles. Tanto Okami como Valkyrie Profile 2 não foram muito bem em vendas e demonstrava que o ciclo do Playstation 2 estava no fim. O ultimo grande lançamento do console foi God of War 2 em 2007, surpreendendo a todos que já davam como certo a série no playstation 3.

O Playstation 2 completou 10 anos em 2010 quebrando inumeros recordes. Suas vendas passa da casa dos 140 mlhões de consoles e continua forte. A partir de 2007 ele não recebeu mais titulo de expressão mas mesmo assim ainda recebia lançamentos anuais.

O segundo console da Sony não foi revolucionário como o primeiro, na verdade ele só foi competente em trazer o que realmente os jogadores se importavam: Games. A sua biblioteca de jogos passa da casa dos 4 mil, e o volume de exclusivos expressivo foi determinante para o console se tornar no Video game de maior sucesso da historia, a sua supremacia era evidente e reconhecida pelos rivais.

-Ah que paz, acho que nunca mais vou embora do Rio. O que é isso? Uma nova mensagem, que estranho, ninguém tem esse numero!

O problema de ser um agente secreto é que você nunca vai ter um longo descanso. A mensagem no meu celular pedia para que eu retornasse uma ligação, o conteudo era secreto mas informava que era uma nova missão de grande interesse.

Existem alguns velhos habitos que nunca perdemos.

EPILOGO

06 de agosto de 2014.

….TRIIIMMMMM, TRIIIMMMM, TRIIIMMMM.

-….

-Senhor, recebemos todas as informações que nos enviou foram muito eficientes.

-A missão foi perigosa, mas acho que consegui implantar a informação e ninguem vai acreditar que vocês estão interessados.

-Acreditamos fielmente em seu trabalho, graças ao que já fez no passado a industria sofreu mudanças significantes. Agradecemos pelo trabalho, seu pagamento vai estar aonde planejamos.

-Obrigado, só gostaria de fazer uma pergunta antes. Vocês vão mesmo entrar na disputa?

-…..Nós não vamos entrar para alguma suposta disputa. A Apple vai entrar para reinar.

Comercial do Playstation 2

O playstation 2 pode não ter sido revolucionário como outros consoles, mas a sua gameteca e preocupação com o consumidor era o que predominou o domínio na sexta geração. Obrigado a todos que leram, tentei colocar os pontos mais importantes da historia do console mais famoso da industria gamer.

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11 pensamentos sobre “[Especial Playstation 2] A Supremacia Sony

  1. Que texto sensacional….velhoooo você foi muito original, deveria criar um livro com essa originalidade, seriaum.

    Parabens aew bro, o site de voces é muito fera, tomara que tenha mais textos assim, valeuz.

  2. Gostei muito do texto! Achei bem legal a trama do agente retratada neste especial e no especial do Playstation.
    Só acho que a Apple não se arriscaria novamente no mercado de games, pelo menos não com um console, mas acho que o Ouya será um concorrente em potencial para as gigantes do mercado de games.

    • Obrigado pelos elogios Christian Lima, obrigado mesmo. Procurei deixar a historia mais interessante, que muitas pessoas deixam de ler porque normalmente é desinteressante, por isso da trama.

      Penso em uma trilogia, quem sabe a terceira derradeira e emocionante parte XDDDD!!

      Sobre o Ouya tenho grandes expectativas também. Tem tudo para vingar, mesmo com o “orçamento pequeno”. Já a Apple, sinceramente eu acho que não entra também, pelo domínio que ela tem sobre os Smartphone, mas é que ela é poderosa neh rsrsrs.

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