[Consciência Gamer] “Game”: O novo gênero musical?

Já faz um bom tempo que as trilhas sonoras dos games deixaram de ser aquele simples complemento para ser um elemento importante para a maximização da experiência que o jogador pode ter.

Uma das primeiras produtoras a mudar a importância da sonoplastia nos jogos certamente foi a Blizzard (Diablo), com seu jogo de corrida Rock’n’roll Racing, em 93. O jogo trazia um repertório com meia dúzia dos maiores sucessos do rock’n’roll. O resultado não poderia ser melhor: O jogo é considerado hoje um clássico absoluto, além de ter influencado muita gente a gostar do gênero musical em questão.


Highway Star, do Deep Purple, em sua versão original

Com a chegada do CD como mídia, o cuidado com o som passou a ser ainda maior. Muitas séries começaram a trocar suas MIDIS por formatos mais pesados e de maior qualidade, como o MP3, por exemplo. A onda de trilhas licenciadas começou a ficar mais evidente também, desde jogos mais discretos como Guitar Freaks e Beatmania, da Konami, a clássicos como a série Tony Hawk Pro Skater, da Activision.


Guerrilla Radio, do Rage Against the Machine, uma das faixas de Tony Hawk Pro Skater 2

Não demoraria muito, desde então, para as mídias e formatos digitais entrarem em ação. Com a chegada de DVDs e técnicas de compressão de formatos digitais, as trilhas sonoras evoluíram em passos colossais, com empresas contratando músicos profissionais exclusivamente para seus jogos, citando apenas um exemplo. A era digital no ambiente sonoro dos games provavelmente ficará marcada pelas obras orquestradas que muitos jogos atuais apresentam, sendo essas, as provas absolutas de que a indústria gamística não está para brincadeiras no quesito trilha sonora.


Trilha sonora de Halo Reach

A última e atual evolução sonora dos games, no entanto, não parou apenas em qualidade, mas sim em reconhecimento dos artistas da área. Podemos citar aqui como um exemplo bem famoso, a banda Earthbound Papas, a nova banda do lendário compositor Nobuo Uematsu (Final Fantasy). Já conhecido anteriormente pela extinta banda The Black Mages, a banda de Nobuo já atua fazendo shows com repertório de trilhas de games e inclusive possui um album.


One Winged Angel, trilha sonora de Final Fantasy VII, recriada pela banda para o filme Final Fantasy VII: Advent Children

Outro grupo que vem crescendo é a  JDK Band, banda licenciada para tocar faixas arranjadas dos títulos da japonesa Falcom, produtora da clássica série Ys e do novo prodígio dos JRPGs, a série Trails.


Trilha sonora de Trails in the Sky Second Chapter

A qualidade e prestígio das trilhas sonoras dos games atingiu um ponto onde muita gente de fora da indústria está se interessando em tocá-las, não se limitando mais em apenas apreciá-las.

No Brasil, a banda Mega Driver é provavelmente uma das mais respeitadas no ramo, recriando temas clássicos dos games em versão heavy metal:


Tema da série Final Fantasy em versão Heavy Metal

Se tratando de porporções internacionais, não poderia faltar nesse texto o VGO, ou Video Game Orchestra. Esse incrível grupo, composto por vários músicos premiados, faz diversas apresentações mundo afora tocando temas de videogames.


Tema da série Super Mario Bros orquestrada

Todos esses são apenas uma parcela da prova de que videogames deixaram de ser, faz um bom tempo, um entretenimento para ser apreciado apenas de uma maneira. Portanto, caro leitor, que tal, antes de começar a jogar, aumentar o volume da TV? De repente, uma nova experiência estará te esperando!


Those Who Fight Further, de Final Fantasy VII, tocada por um fã

Anúncios

2 pensamentos sobre “[Consciência Gamer] “Game”: O novo gênero musical?

  1. Cara, to fazendo faculdade de desenvolvimento de games, e seu artigo me ajudou muito em um trabalho ! vo divulgar seu blog e colocar nas referencias do meu artigo ! 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s