[Consciência Gamer] Indie games: uma nova e interessante tendência.

Uma tendência valorizada

Já pensou em juntar a galera e arriscar a criação de um game? Ou então sozinho conseguir fazer um projeto lucrável? Isso é Indie Game, o desenvolvimento de jogos independentes.

Hoje, o termo indie game está muito em voga, uma vez que vários deles fizeram um enorme sucesso e encheram os pequenos game developers de esperança. De projetos minúsculos para celulares sem grandes pretensões de arrecadar cifras gigantes até jogos complexos e com lançamentos aguardados para as redes Xbox Live ou PSN, os indie games são uma realidade crescente e muito interessante, sendo considerados a válvula de escape para os saudosistas e apreciadores de games como arte.

Claro que desenvolvimento independente não é só mil maravilhas, principalmente porque é preciso muita dedicação e comprometimento com o projeto e, acima de tudo, confiança nos membros da equipe. Processos de desenvolvimento em empresas grandes são normalmente gerenciados pelos chefes e gerentes de produto/projeto, mas quando você está fazendo seu próprio game, você tem que antes de tudo se auto-gerenciar. Fica aí o grande desafio.

Angry Birds

Um dos maiores exemplos de sucesso é o conhecido Angry Birds. O game dos passaros raivosos é desenvolvido pela Rovio Mobile da Finlândia e já vendeu mais de 500 milhões de downloads nos mais diversos sistemas, você vai encontrar o jogo disponivel para iOS, PC, PSP, Playstation 3, Mac, Android, WebOS, Maemo, Symbian^3, Google Chrome, Google + e Facebook. Recentemente ele recebeu uma versão com o subtítulo Space, e seu sucesso já é gigante.

Formada por Mikael Hed, Niklas Hed e Peter Versterbacka, três estudantes da Universidade de Tecnologia de Helsinki, na Finlândia, a Rovio começou em 2003 sob o nome de Relude, pelo qual lançou Mole War, primeiro jogo para plataformas móveis com multiplayer em tempo real no mundo. Dois anos depois, a companhia recebeu investimentos e assumiu o nome atual, celebrado com o lançamento em dezembro de 2009 do até então modesto Angry Birds para iPhone.

Minecraft

Mas a Rovio e seu Angry Birds, não são o único exemplo de sucesso. Minecraft, desenvolvido pela Mojang Specifications, outra empresa indie com apenas 8 membros, é outro jogo bombástico. Nele, o jogador pode construir e explorar um gigantesco mundo de blocos, coletando recursos, construindo ferramentas e enfrentando monstros.

Considerando-se  que se trata de um título independente, Minecraft surpreende com uma qualidade imensa e muito conteúdo, o qual não está atrelado a altos valores de produção. Há um pouco de tudo para cada tipo de jogador, com espaço para expressar criatividade, assim como motivação para se aventurar por um mundo cheio de perigos. Minecraft resgata um pouco do que os jogos perderam e diverte muito no processo.

Na rede do Xbox 360, um dos maiores sucessos é Limbo. O jogo foi desenvolvido pela dinamarquesa Playdead e foi lançado em 2010. Em Limbo, o jogador guia um menino anônimo através de ambientes e armadilhas perigosas conforme o menino procura por sua irmã. O desenvolvedor construiu os quebra-cabeças do jogo esperando que o jogador falhe antes de encontrar a solução correta. A Playdead chamou o estilo de jogar de “experiência e morte”, e usou visualmente imagens pavorosas para as mortes do menino para guiar o jogador nas soluções difícies de resolver. A maioria dos jogadores consideram Limbo uma perfeita representação de arte criada atraves de jogos eletronicos.

Limbo

Trailer de lançamento do Limbo na rede Xbox Live.

Já na PSN, o destaque é o incrivel Journey, lançado este ano pela Thatgamecompany. O game apresenta uma figura enigmatica com vestes peculiares em um vasto deserto. Seu objetivo é chegar na montanha no final do deserto, mas para isso enfrentará diversos puzzles de plataformas. Em Journey, os jogadores que estiverem online podem interagir, mas nunca se comunicar nem por voz ou chat, somente por interações com os próprios personagens com alguns gestos.

Existem inúmeros exemplos de indie games que fazem sucesso nessa nova area que o mercado está sabendo explorar. Normalmente esses games sempre vem acompanhado de excelentes análises e a antiga pergunta: Games são arte?

Journey

Trailer de Lançamento de Journey na Psn.

Obviamente essa é uma pergunta muito subjetiva e não existe resposta correta. Mas é sábio dizer que tudo o que o ser humano  faz com muita dedicação e comprometimento traz resultados interessantes. Por isso que, ao fazer games independentes, sempre a atenção será  máxima para fazer coisas necessárias. Muitas vezes todos os cargos para se desenvolver um jogo não são preenchidos em um indie game, mas isso que os torna mais especial, obrigando ao criador se desdobrar e aprender com o proprio game novas experiências.

É interessante ter em mente que games indie não precisam e nem devem competir com games AAA+ de grandes estúdios, mas que devem caracterizar o momento de aprendizado e capacidade técnica e artística de uma nova e pequena equipe. Sempre com objetivos claros e mostrando que não é porque o jogo foi feito independentemente que ele não tem qualidade. São apenas mercados e propósitos diferentes.

Com o mercado indie recebendo cada dia mais grandes projetos como Trine 2, Fez, Shank, Braid, From Dust, ilomilo, Amnesia, Super Meat Boy e outros, as empresas estã de olho nos proximos novos  possiveis games, que podem render mais algumas boas cifras aos seus cofres.

Os indie games estão cada dia mais criativos e interessantes, sempre proporcionam novas experiencias em um mercado forte e competitivo.

Então é certo dizer que aquele seu sonho que um dia se tornou um pequeno projeto, com dedicação e coragem pode chegar a ser um grande game rentável.

Braid

From Dust

Shank

Trine 2

 

Amnesia

Super Meat Boy

Gostou? quer se aprofundar mais sobre o assunto? Existe um filme sobre os Indie games, dê uma olha, garanto que não vai se arrepender.

Trailer de Indie Game: The Movie

Anúncios

2 pensamentos sobre “[Consciência Gamer] Indie games: uma nova e interessante tendência.

  1. Pingback: Festa indie | Fast Fashion Blogs

  2. Pingback: Festa indie | Maquiagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s