[Rodrigo’s Review] Ninja Gaiden 3

Nome:  Ninja Gaiden 3
Gênero: Action Melee/Hack-n-Slash

Distribuidora: Tecmo Koei Games Produtora: Team Ninja
Plataforma(s): Xbox 360 e Playstation 3

Versão analisada: Playstation 3

Ryu Hayabusa está de volta em Ninja Gaiden 3, agora sem o seu criador e diretor Tomonobu Itagaki. A serie criada a muito tempo, o primeiro Ninja Gaiden foi lançado para o Nintendo 8 bits, com algumas seqüências na época. Apos um longo período inativo, Ninja Gaiden recebeu uma novo capitulo lançado em 2004 para Xbox, o jogo rapidamente estabeleceu como um dos melhores do gênero, sua dificuldade, jogabilidade variada e profunda que exigia dedicação foram marcantes. O legado foi continuado em 2008 com o ótimo Ninja Gaiden 2, ainda com Itagaki, a segunda parte pecou com alguns erros simples mas ainda era uma pedida para os fãs de desmembramentos e ação frenética.

Em Ninja Gaiden 3, encarnamos novamente o herói, Ryu hayabusa, que finalmente tira sua mascara e mostra seu rosto. O novo jogo da mais ênfase no protagonista, a Team Ninja tentou criar um elo entre os jogadores e o ninja, tanto que Ryu  tem um relacionamento de amor com uma personagem. A idéia era aprofundar mais a historia, mas o jogo tem uma ambientação ridícula e sem sentido, ha momentos inexplicáveis e níveis totalmente fora do contexto.

O Inimigo no jogo é a organização LOA que pretende destruir o mundo, mas os motivos não são explicados e dificilmente você entenderá o sentido na historia do jogo que decorre por apenas 6 a 8 horas. A historia que seria o novo foco da serie serve como desculpa para que Ryu Hayabusa viaje pelos cenários por todo planeta para dilacerar a horda de inimigos que não tem fim, mesmo que ainda não faça sentido a maioria dos níveis do jogo.

Se não bastasse os níveis e historia esdrúxula, o jogo tem um ritmo totalmente bagunçado. Enfrentamos inimigos demasiadamente e com isso ficamos presos em algumas partes do cenário só atacando e matando inimigos, que quase não tem variação é totalmente sem graça. Você vai se sentir inútil e com vontade de atravessar inúmeras partes do jogo sem matar um inimigo sequer, mas infelizmente você terá que fazer. O Bosses, marca da serie, sempre variados e difíceis cada um exigindo um arma ou habilidade especifica, esqueça isso em Ninja Gaiden 3 a variação não passa de monstro gigantes e mechas, a dificuldade é mínima e apenas golpes de espadas detonam a maioria deles.

A dificuldade também foi modificada, Agora o jogo está mais fácil e menos desafiador. Ao final de cada batalha a barra de energia recarrega e inúmeros  checkpoints facilita ainda mais a vida dos jogadores. Mas o pior é enfrentar um volume enorme de inimigos mas só alguns te atacam por vez, os outros ficam aguardando calmamente a vez de serem cortados.

Ninja Gaiden 3 sofreu um alteração também em sua jogabilidade. Agora a variação de combos é mínima e vivemos um “QTEpendencia”, os QTE (quick time events), nunca fizeram parte da serie, Itagaki não gostava das seqüências de apertar botões dizia que não se enquadrava no ritmo da serie, o japonês estava certo. O numero de botões que aparecem na tela durante o jogo é abusivo e chato, estragam o ritmo a todo momento e ainda são inúteis, principalmente os de finalização que não existe necessidade de aparecer na tela.

A variedade de armas no jogo foi alterada, agora temos somente a espada principal e algumas armas secundarias como : o arco e flecha e os famosos Shurikens. De novidade Ryu recebeu um braço amaldiçoado, que conseguiu em uma briga com o principal inimigo do jogo, quando o novo braço começa a brilhar é possível executar ataques poderosos como : um dragão de fogo, que destrói vários inimigos de uma vez. Existe algumas desvantagens com o braço tendo momentos que Ryu perde sua força, mas com a nova dificuldade quem está acostumado com a serie nem vai se preocupar.

A câmera de Ninja Gaiden 3 é horrível, atrapalha a todo momento e dificulta em diversos pontos, temos o controle sobre ela limitado, irritando mais ainda o jogador. Quando atacamos os inimigos, ela tem a possibilidade de tomar um ar mais cinematográfico e conseqüentemente atrapalhando mais ainda o jogo.

A repetição assola o jogo. Por mais que você goste de hack-n-Slash, em pouco tempo estará enjoado do volume de inimigos e bosses; e com a possibilidade de ataques simples e também repetitivos. As partes de plataforma que sempre tiveram certo destaque, foram esquecidas e existe apenas simples momentos para ligar uma cenário ao outro.

Ninja Gaiden 3 inaugura a serie no mundo online. temos dois modos multiplayer no jogo que proporcionam até uma diversão, mas rapidamente você vai deixá-los de lado devido a melhores multiplayers que o mercado oferece.

Os gráficos de Ninja Gaiden 3 um pouco melhor que os de seu anterior. É incrível a sensação de estar jogando um jogo da geração passada; não existe um momento ou cut scene que impressiona pelos gráficos, que agora estão mais coloridos e com quebra de frames maiores ainda.

Ninja Gaiden 3 foi definitivamente um desastre, o pior de toda a serie. A Team Ninja teve a chance de criar uma nova experiência na serie, sem o Itagaki, as possibilidades de melhorar tudo que foi criado por Ninja Gaiden e Ninja Gaiden 2 foi esquecida. O jogo tenta se distanciar dos anteriores e procura ficar mais parecido com as series de sucesso ocidental do mesmo gênero, um erro fatal.

Como fã da serie, torço muito para que ainda exista lugar para Ninja gaiden. Mas que tudo deve ser refeito e revisto. Ninja Gaiden é uma serie oriental e tem suas caracteristicas japonesas, mudar isso e distanciar de toda a gloria passada é definitivamente esquecer do fãs e procurar matar uma serie ícone no mundo gamer.

Nota: 3,5/10

Launch Trailer de Ninja Gaiden 3

Anúncios

Um pensamento sobre “[Rodrigo’s Review] Ninja Gaiden 3

  1. De fato eu estava louco por esse game, mas depois que comprei, me arrependi de ter gasto 200,00 lascas. Mataram o ninja gaidem. Prefiro ficar jogando o meu xbox 1 e meu ninja 2.

    Espero que lancem outra versão, mas que não peracam o sentido do game.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s