[consciência gamer] Futebol se joga com os dedos.

A Arte de jogar bola.

A velha discussão sobre o melhor jogo de futebol nunca vai ter fim. Enquanto alguns adoram a série Fifa, outros não trocam suas partidas de Pro evolution soccer, porém, vale lembrar que antes dos dribles de Messi precisos e os chutes de Cristiano Ronaldo com velocidade nos games de hoje em dia os títulos de futebol passaram por uma verdadeira revolução. De simples games anuais de esporte para um gênero próprio que atrai milhões de dólares aos cofres das empresas.

No início tudo era muito simples. Um dos primeiros jogos a fazer sucesso foi o International Soccer, para Atari, lançado em 1982. O jogo possuía gráficos simples, mas que representavam muito bem uma partida, já a jogabilidade era lento e não havia diferença entre os times que você escolhesse, todos estavam no mesmo nível.

Com a chegada de consoles mais sofisticado os games de futebol começam a ganhar relevância. Em 1989 a Jaleco lançou um jogo chamado GOAL! para o Nintendo 8bits. O título mostrava que os jogos de futebol podiam ser mais complexos, apresentando diferença técnicas entre os times. O Jogo se tornou em um grande sucesso no mercado era difícil achar copias do game sobrando nas antigas locadoras de jogos.

Nos PCs, o game que se tornou mais conhecido foi o Sensible Soccer, lançado originalmente para o Amiga. O jogo recebeu uma infinidade de continuações e versões para vários videogames, mesmo assim a série parou no tempo e foi ultrapassada por outros jogos com uma jogabilidade mais refinada. Os consoles começavam a se tornar a plataforma preferida dos jogadores de futebol virtual.

Com a chegada dos consoles de 16 bits vários títulos foram lançados, o jogos de futebol já era garantia de lucro. Em 1994 nascia o primeiro game de futebol licenciado, o Fifa Soccer, fruto de uma parceria entre a EA e a entidade máxima do futebol a FIFA. Revolucionário, é a melhor palavra para distinguir Fifa Soccer no mercado, com gráficos de ponta, vários times licenciados e campeonatos reais do mundo inteiro o game dominou o mercado. Nesse período apesar de simples começavam a acontecer os primeiros campeonatos digitais oficias de jogos de futebol.

O clima de uma partida de futebol finalmente foi alcançado e a indústria precisava dar um passo adiante. Em 1995 a japonesa Konami lança o inesquecível International Super Star Soccer. Este que pode ser considerado o responsável pela segunda revolução no gênero.O jogo usava a visão lateral do campo e era destacado por trazer jogadores muito maiores do que nos outros jogos . O jogo foi responsável também pela mudança de consoles de muita gente. Muitos donos de um Mega Drive acabaram trocando seus aparelhos por um Snes, apenas para poder jogar o futebol da Konami. Mais tarde o console da Sega recebeu uma versão do jogo, mas já era tarde. Os consoles de 32 bits já estavam se tornando populares e o jogo não fez muito sucesso.

Maior sucesso dos anos 90 foi WE 3.

Com a experiência adquirida com o game, a Konami se arriscava cada vez mais para refinar os jogos de futebol. Na quarta geração ela trouxe ao mercado,Goal Storm. O jogo com gráficos em terceira dimensão foi a primeira tentativa da empresa de trazer o futebol para os gráficos poligonais. Pode-se dizer que Winning eleven, lançado posteriormente e que alcançou um sucesso gigantesco é um sucessor espiritual de jogo.

A EA continuava com o sucesso de Fifa soccer e tornou o game anual lançando uma versão atualizada por ano. Com uma evolução praticamente imperceptível entre as versões anuais, os jogadores começavam a deixar a serie de lado. Mesmo desgastada, Fifa soccer ainda era lucrativo devido as licenças de Copa do mundo, Eurocopa, Liga dos campeões entre outras. A versão 2013 do game vai chegar no final desse ano com 500 times oficias, para todas as plataformas.

Mario Striker

Algumas produtoras aproveitaram o sucesso dos jogos de futebol e lançaram títulos divertidos e descontraidos no gênero como: Megaman Soccer para Super Nintendo e Mario Striker para GameCube que posteriormente recebeu uma sequência para o Wii.

Outra vertente dos jogos de futebol são os conhecidos como Manager. Nesse tipo de jogo, o jogador deve se tornar o cartola de um clube e controlar desde as contratações até acordos com patrocinadores ou o preço dos ingressos. O primeiro jogo do gênero foi o Football Manager, lançado pela Addictive Games que hoje os direitos pertencem a Sega. No Brasil, Elifoot, é o mais conhecido. Desenvolvido por um português,o jogo é simples e as transações e jogo acontecem todos ao mesmo tempo em uma tela sem muitos recursos. Existem pessoas que dedicam horas ao game, mesmo com tanta simplicidade.

Contudo, o jogo de maior sucesso no estilo chama-se Championship Manager. O game é praticamente uma religião, principalmente na Europa e contando com versões para várias plataformas. Todo lançamento é cercado de muita expectativa pelos fãs. Os jogos desse gênero fascinam tantas pessoas que tanto a EA quanto a Konami possuem seus representantes, com Fifa Manager e Pes Management, respectivamente.

Tela das transações de Championship Manager 2012

Os jogos de futebol chegaram ao seu ápice na década passada. A Ea reformulou a serie Fifa inteira na versão 2008 e reconquistou o mercado após longos anos de domínio de Pro Evolution Soccer.

Os campeonatos de futebol virtual geram milhões de dólares hoje em dia. Existem ligas e confederações formadas por todo o mundo. O campeonato mais conhecido é o WCG, que tem diversas modalidades, Fifa e Pes estão entre elas. No Brasil temos a CBFDV, fundada em 2005, com a sede em Brasília, a entidade conta com um estatuto regulamentador e tem como filosofia divulgar e aumentar a representação dos jogos de futebol virtual no país. A presidência fica a cargo de, Edivaldo dos Santos Junior. A confederação realiza um campeonato nacional por ano, com premiações para os melhores classificados que podem chegar a mais de R$ 20.000 para o campeão.

Seleção Brasileira campeã da etapa nacional WCG.

Orgânograma com as confederações regionais e nacional do Brasil.

Ao total temos 11 estados participantes, representados pelas suas respectivas confederações, que são : Acre, Ceara, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

Existem também um ranking atualizado mensalmente o melhor classificado hoje no país é Goiás, com 137.55 pontos.

Os jogos de futebol são uma constante no mundo dos jogos eletrônicos, talvez o gênero que mais evoluiu nos últimos anos. A simulação está chegando a um estado impressionante, com isso, cada vez mais as pessoas começam a exigir a inclusão do futebol virtual nas olimpíadas. Impossível? Para um gênero de jogo que derivou de outro e alcançou recorde atrás de recorde, as possibilidades podem ser mínimas, mas estão ai.

O jogo de futebol virtual pode ser considerado a melhor representação de como os vídeos games passou de simples brinquedos para uma plataforma de entretenimento, devido a sua maturidade. Usados cada dia mais entre os próprios jogadores e técnicos, Fifa Soccer e Pro Evolution Soccer vão travar muitas batalhas anuais ainda e busca da perfeição.

Gostou? nos ajude, curta e compartilhe a pagina do Jogador Pensante no Facebook:http://www.facebook.com/pages/Jogador-Pensante/102455576529003

Anúncios

3 pensamentos sobre “[consciência gamer] Futebol se joga com os dedos.

  1. Eu tinha FIFA 97 do Mega Drive. Apesar de ser “chutar na diagonal e é gol!”, eu adorava aquele jogo. Depois dele parti para o World Cup 98 do Playstation 1, e lá fiquei por um tempo, até nunca mais jogar nenhum outro do gênero. Quem sabe agora, com o retorno de FIFA à sinônimo de qualidade, eu volte a jogar?

  2. Troquei meu master por um SNES para jogar o Ronaldinho soccer 97. Troquei meu SNES por um PS1 pra jogar os W.E. Troquei meu PS1 pra um PS2 pra jogar o PES, continuei assim com o PS3, pra continuar acompanhando o PES, mas o FIFA12 me fez mudar de ideia e hj espero ansiosamente o lançamento do FIFA13.. Sou um amente do gênero e quanto mais real melhor.. kurt o post .. parabeens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s