[Especial Mass Effect 3] Parte I – O domínio em massa

Com enorme satisfação escrevo este especial a todos os leitores do blog, quero antes expressar que este artigo não será escrito tentando ser jornalístico e evidenciando todos os pontos que precisam ser analisados na serie. Teremos apenas uma leitura disseminada por um fã de uma das series mais complexas criadas no mundo gamer.

Não conhece ainda Mass effect, então entenda o porquê deste game ser tão magnífico ou você que é fã conheça mais sobre essa serie apaixonante.

O especial será dividido em 4 partes sendo lançado um por semana até o lançamento do fim da trilogia, Mass Effect 3 com data para 06/03/2012, agora chega de embromação  e curtam a primeira parte O DOMINIO EM MASSA.

O Dominio em massa.

A empresa responsável por Mass effect foi criada em 1995 fundada por Greg Zeschuk, Ray Muzyka e Yip Agostinho, recém formados em medicina os jovens juntaram próprio capital para criar a produtora. Eles tinham desde aquela época a idéia de que games são artes e devem ser criados para ser apreciados não importa o ano ou tempo que foi lançado devem sempre ser uma experiência única e gratificante.

O primeiro projeto foi Shattered Steel um game cujos robôs gigantes eram controlados por humanos, a premissa era simples e o jogo foi lançado para PC em 1996 porem já demonstrava que o time da bioware era capaz de criar grandes espetáculos, o jogo tinha a visão em primeira pessoa ainda nova na época e ótimos gráficos para os anos 90, o terreno era deformável e impressionava ao gamers. O sucesso foi relevante e com isso receberam aval da Interplay(empresa que apostou no jovens) para começar um projeto verdadeiro e comercial, seu nome, Baldur´s gate.

Primeiro sucesso da Bioware Baldur´s gate.

Baldur´s gate foi um fenômeno foram vendidas mais de 2 milhões de copias em seu lançamento 3 anos após o inicio do projeto, rivalizou com um titan da época, Diablo.

O game é um RPG, tinha gráficos bons, a jogabilidade no estilo do rival mas era conhecido pela dificuldade elevada. Baldur´s gate é sem duvidas um marco na historia da empresa afinal graças ao sucesso do game a interplay acreditou que a bioware poderia dar grandes saltos.

Seus próximos projetos foram Baldur´s gate II, MDK 2 e Shattered Steel 2 (este nunca chegará a ser lançado). Todos foram muito bem recebidos pela critica e jogadores, sempre com milhões de copias vendidas, mas mesmo com todo o sucesso os games da Bioware não foram capazes de segurar a má administração da interplay que fechou as portas em meados dos anos 2000.

Com isso a desenvolvedora de Ray e Greg encontrou uma nova parceira a Atari, que gerou um dos games mais incríveis já lançados para computador Neverwinter nights. O game foi baseado nos livros e card game  Dungeons & Dragons, a visão era plana no mesmo estilo de Baldur´s gate ou Diablo porem Nerverwinter era um game voltado para a jogabilidade online com uma comunidade vasta e complexa para ser explorada.

Mais uma sucesso entre critica e publico, Nerverwinter nights foi lançado em 2002 o game teve conteúdo online lançado até 2008 na loja online Bioware store.

MDK 2, melhorou substancialmente o primeiro que era da Shiny.

Neverwinter Nights sucesso no mundo online.

Em 2003 com parceria agora com a empresa de Bill Gates que tinha lançado no mercado seu primeiro console de mesa o Xbox, Bioware entregou uns dos seus projetos mais importantes. Star Wars: Kinghts of the old republic, o game foi a maior obra da Bioware até então com um metacritic de 93 e vendas acima de 3 milhões de copias, o mundo ficou espantado com a qualidade do projeto, um RPG em terceira pessoa, com um combate por turnos viciante, seu sistema de conversa era diferente de tudo que a industria oferecia.

A Microsoft então deu o aval a Bioware para mais um game e em 2005 era lançado Jade empire, um RPG nos moldes de KOTOR, mas baseado na china medieval. Em Jade empire a Bioware tentou simplificar o mundo RPG e dar a oportunidade a novos jogadores que se distanciavam da complexidade do gênero, teve seu sucesso e importância também, mas nada absurdo como KOTOR.

Em 2005 a empresa dava inicio ao seu projeto mais ambicioso, Mass Effect, um trilogia sobre guerras espaciais com raças alienígenas convivendo com os Humanos em busca de um ideal em comum a sobrevivência de suas raças, mas falaremos mais tarde sobre o game.

O gigante ocidental do RPG´s como a Bioware ficou conhecida ao longo dos anos nunca deixou de se desafiar, sempre esteve disposta a criar novas artes modernas como gostam de chamar seus games em sua gameteca encontramos diversos RPG´s em inúmeros mundos. Sonic Chronicles: the Dark Brotherhood, Dragon Age, Star Wars: The Old Republic, são exemplos de games que foram lançados ao longo dos anos pela empresa que  mantiveram a qualidade impar que foi construída no passado.

Kotor, a obra definitiva no mundo Star Wars.

Jade Empire, criado para novos adeptos do gênero.

Em 11 de outubro de 2007 um dos fatos mais importantes da historia da Bioware, a empresa passava a ser um subsidiaria da EA Games, que a comprou por 860 milhões de dólares, um valor recorde para uma empresa independente. A transação teve muitas criticas, inúmeros gamers começaram a comparar a Bioware a Maxis, criado de Sim city e The sims, dizendo que a qualidade de seus produtos seria questionável em busca de maiores cifras, fato que não se conformou com a qualidade dos novos Mass Effect 2, Dragon age e outros.

Em 1995 os amigos médicos Greg e Ray, jamais acreditariam no sucesso enorme que conquistará ao longo dos anos, na década de 2000 o avanço da Bioware foi macivo e trouxe ao mundo gamer simplesmente RPG´s de tirar o fôlego e que sempre figuravam entre os melhores do ano.

Atualmente a empresa tem em seus estúdios situados em  Edmonton e Alberta no Canadá e Austins no Texas neles estão sendo produzido para os próximos anos os games, Mass Effect 3, Comand and Conquer: Generals 2 e Dragon age 3, todos ainda para essa geração.

Aonde a Bioware vai parar? Difícil responder a desenvolvedora foi se adequando as tendências do mercado ao longo dos anos tiveram seus pequenos erros e claro muitos acertos, hoje sem duvidas é sinônimo de referencia no mundo gamer seus projetos estão entre os mais esperados pelos jogadores e em 2012 teremos o fim da trilogia de Shepard.

Quero agradecer muito a todos, sou um grande fã de Mass Effect e queria muito fazer este especial, daqui a um mês todos vamos ter em mãos Mass Effect 3 e apreciar a obra definitiva da Bioware, aguardem nas proximas semanas as próximas partes do especial.

NOTA : Yip Agostinho se dedicou a carreira de medicina.



Anúncios

2 pensamentos sobre “[Especial Mass Effect 3] Parte I – O domínio em massa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s