[consciência gamer] O que seria dos games sem David e Golias?

O Golias é o grandao, o David é o baixinho alí.

Eis uma das mais antigas histórias do mundo: Uma grande ameaça ao mundo judeu, chamada Golias, é derrotada por um garoto, chamado David, que se utilizou apenas de um estilingue, fé, e muita sorte. Muito provavelmente o escritor desse conto (que pode ter sido real, ou não) não sabia, mas estava criando a fórmula básica de toda história LEGAL! Uma fórmula que seria usada em praticamente tudo quanto é jogo que você já jogou, ou os que você ainda vai jogar. Graças a Deus!

Fracotes sortudos

Pode parecer estranho, mas, praticamente todos os jogos que possuem enredo são, na verdade, variações desta história arcaica. E não estamos falando de enredo ultra bem estruturados e indispensáveis para a qualidade do jogo; os enredos simples de Mario Bros. ou Donkey Kong Country, entre outros, seguem este mesmo padrão estabelecido pela velha história do David que matou o Golias. Em todos estes jogos, o que vemos é um personagem muito mais fraco que seu inimigo, e que só consegue superar os desafios através da astúcia e habilidade, mesmas qualidades utilizadas por David.

Assim como na história bíblica, em que David não possuía nenhuma característica que fizesse dele um herói aos olhos do povo, nestes jogos citados os heróis também não se parecem muito com heróis.

DK vs K. Rool

No caso de Mario Bros., o David, que é o Mario, é um exemplo digno de como se fazer um David (aff, que rolo). Miyamoto reinventou um personagem nada atlético, fraco, e que precisaria de muita sorte (vinda daqueles bloquinhos de interrogação) pra conseguir não morrer no meio do caminho, derrotando os chefes através de seus pontos fracos. Em Donkey Kong Country, por sua vez, Donkey Kong é um coitado de um macaco burro, que teve todas as bananas roubadas por King K. Rool, e pobre, foi recuperá-las passando por desafios desumanos, por fases bem piores que qualquer Golias, até conseguir derrotar o último chefão, atingindo seus pontos fracos, por incrível que pareça hehe.

O Mario está neste planeta, em algum lugar.

SoTC

Mario e Donkey são apenas dois exemplos de como a velha fórmula David vs Golias é massivamente utilizada nos games, mas, poderiam ser citados desde Solid Snake, o clone com os genes inferiores que conseguiu derrotar seu irmão superior, Liquid Snake; até o andarilho, protagonista de Shadow of The Colossus, que sem superpoderes, portando apenas uma espada pequena e um arco, com ajuda de seu cavalo Argus, conseguiu derrotar 16 gigantes de dimensões colossais. Mesmo Kratos, apesar de forte e poderoso como são os típicos heróis gregos, é desacreditado diante da magnitude do poder de Zeus, e como um anão lutando contra um gigante, enfrenta e derrota todo o poder do Olimpo, apresentando uma narrativa muito mais próxima da semita do que das gregas.

Nesta imagem, Cronos está bem Golias, e Kratos está David demais.

E existem muito mais exemplos de games que seguem esta linha, aliás, vai ser difícil encontrar algum jogo que não siga o mesmo esquema (tirando jogos esportivos e afins), até porque, o legal dos videogames é justamente a superação de desafios aparentemente impossíveis. Fato que, no fim das contas, não passa de uma representação do mundo em que vivemos, onde todos somos “Davids” obrigados a matar um Golias por dia (quase rimou, que pena). E, como nos games, sempre acabamos conseguindo, de primeira, ou usando alguns continues. Talvez seja por essa proximidade com a vida real que a história de David e Golias faça tanto sucesso até hoje, principalmente nos videogames.

Esse japinha só pode tá de brincadeira. kkk

Obrigado por lerem!

Anúncios

6 pensamentos sobre “[consciência gamer] O que seria dos games sem David e Golias?

  1. Davi e Golias deve demorar um pouco, Tomio. Mas em breve teremos El Shaddai, q conta a história de Enoque, 😄 pai de Matusalém q foi arrebatado por Deus pra não sofrer com o dilúvio (segundo a bíblia) E PRA MATAR SERES ANGELICAIS/DEMONÍACOS enquanto tem uma amizade conturbada com Lúcifer antes de sua queda (segundo os japas)
    AhUAHAUAUHAUAHuUAHUAHUAHu sensacional! compra certa! 😄

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s