[Consciência Gamer] Videogame sempre foi coisa de criança…

Os jogos de antigamente eram mais difíceis?

No level design, inteligencia artificial entre outros quesitos, NÃO, salvo raras exceções, sendo que em alguns casos a dificuldade dos jogos não era decisão de design, mas sim falha de programação. O único fator facilitador incontestável da atualidade são os check-poitns, que além de ter em quase todos os jogos, muitos desses games abusam do número de check-points.

Mas isso aí não é motivo pra dizer que os jogos de hoje são mais fáceis de zerar, pelo menos não pra dizer que eles exigem menos nossa habilidade como gamer, na real a maioria até exige mais, a diferença é que se você errar, você não volta do começo da fase, falando do padrão atual(alguns jogos fogem a regra).

Com quantos anos você zerou aquele jogo que você valoriza tanto?

Faça esse exercício de memória e pesquisa, você vai acabar vendo que zerou jogos que hoje você considera cascudo com 8, 9, 10, 11… anos, então porque pensar que os jogos que você zerava eram mais dificeis porque a molecada de hoje em dia zeram os jogos da moda? Pra mim o cenário não teve uma mudança tão signficativa assim em relação a quem joga videogame, ignorando a revolução Wii que trouxe de fato gente que não estava no jogo para o mercado.

O perfil dos jovens gamers que zeram hoje Call of Duty é basicamente o mesmo perfil dos que zeravam os jogos "dificeis" da época da geração 16 bits, pelo menos em geral me parece isso, a diferença é que o interesse por videogame cresceu demais, então a impressão é que na proporção tem mais moleque novo jogando do que antigamente, o que não é verdade, ainda tem que se considerar nossa falta de percepção e colhimento de dados na "nossa época".

Geração gamer nariz empinado

Minha geração cresceu jogando videogame(anos 90), na real, videogame com certeza foi um dos pilares central do nosso entretenimento na infância e adolescência, e acho que por isso a maioria de nós viramos esnobes e supervalorizamos nossas habilidades e gostos nos games, e muitas vezes não percebemos que aqueles moleques que estão zerando os jogos de hoje em dia são espelho do que nós eramos quando tinhamso nossos 10 anos.

Depois de uma "discussão" no orkut cheguei a essa postagem, só quero deixar claro que não estou dizendo que jogar videogame não seja uma atividade recomendada para adultos, que seja feito só para crianças, tenho 24 anos e adoro videogame, além de jogar ainda escrevo sobre isso.

Anúncios

4 pensamentos sobre “[Consciência Gamer] Videogame sempre foi coisa de criança…

  1. Check points são o HIPOGLÓS dos gamers do século 21.

    O Alex postou uma foto do RE1, então o usarei de exemplo. Lembram o q acontecia qndo acabavam as ink ribbons? Vc simplesmente não salvava até econtrar mais, era mais uma preocupação por ter saves limitados, era tenso seguir por muitos minutos sabendo q se morresse voltaria bastante. E a munição? Qndo acabava tinha q ir na faca até achar mais um punhado de balas, já nos REs atuais, é só matar um zumbi ou cachorro q ele “dropará” munição, ervas e o q mais vc precisar…

  2. Olhe rapaz… Já vi tanta coisa nessa vida, que jogo nenhum me assusta. Acho que os jogos hoje em dia são mais complexos e exigem mais do jogador, sem, no entanto, ser apelativos.

  3. Concordo plenamente com o que foi dito. Embora a nostalgia ainda tire o melhor de mim as vezes, maldito seja o super nintendo e todas as memórias felizes com ele. Eu imagino que na verdade o que aconteceu é que os videogames meio que cresceram conosco. Asssim, hoje em dia você tem faculdade e trabalho, então so dá para jogar um pouco todo dia ou só nos finais de semana, os check points estão ai por isso. Eu acho, talvez…. Não que o mercado esteja só voltado aos cuecões de 20+ anos como eu que ainda jogam, espero que não ter ofendido ninguém é claro, mas sim é uma mostra de que ele reconhece que existimos e somos uma boa parte da comunidade. Os jogos em si ainda estão na mesma dificuldade, tirando umas exceções,estava comentando com uns amigos outro dia como era mais fácil quando você só tinha 4 botões e o direcional (agora são o que, uns 11 botões, dois manches e um direcional?Algo assim…).
    Sobre o comentário mais a cima sobre resident evil, eu gostaria de concordar e discordar. Concordo que resident evil 5 é um jogo bem fácil e sem tensão, mas ao mesmo tempo eu discordo que os antigos resident evil eram tão melhores assim. Claro eram mais difíceis, mas eram difíceis por causa de controles horríveis em geral. Atirar naquele jogo, andar, explorar, era uma atividade trabalhosa e chata em geral. O jogo dava uns sustos, mas não era realmente tão assustador e era só difícil mesmo por ser truncado, tirando o lance das inks limitadas, que eu achava até legal. Bem, só minha opinião, como sempre nada especializada (eu nem era tão bom assim em resident evil, então posso ser suspeito), espero não ter ofendido nem nada. 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s