[Especial Melhores de 2010] 3D Dot Game Heroes

Nome: 3D Dot Game Heroes

Produtora: Silicon Studio e From Software

Distribuidora: From Software (Japão), Atlus (EUA), Southpeak (Europa)

Gênero: Aventura

Plataforma(s): Playstation 3

Lançamento: 5 de novembro (Japão), 11 de maio (EUA), 14 de maio (Europa)

Número de jogadores: 1 (um)

Classificação: CERO A (livre), ESRB E10+, PEGI 7+

Os Pixels mais carismáticos do mundo

LEGO, Nintendinho/Master System, Zelda…quem não teve, ou conheceu pelo menos um desses em sua infância? Independente da sua resposta, você precisa conhecer o fantástico mundo proposto por 3D Dot Game Heroes, produzido pela Silicon Studio com auxílio da From Software, produtora de um dos jogos mais cults e respeitados da geração: Demon’s Souls (Playstation 3). Preparado para relembrar os velhos tempos através do que temos de melhor em tecnologia?

A produção

Anunciado no meio do ano de 2009 pela From Software, 3D Dot Game Heroes causava imensa curiosidade a todos que checavam as primeiras telas liberadas, mostrando amontoados de blocos enormes formando cenários e personagens, mas nada muito explicativo. Foi só após o lauch trailer que as pessoas puderam conferir do que o jogo realmente se tratava: um adventure estilo Legend of Zelda (Nintendo).

Silicon Studios, a produtora, tinha como principal objetivo terminar o motor gráfico utilizado pelo jogo, o estilo retro-8 bits 3D. Por esse motivo, e por também ser novata no ramo de jogos, procurou auxílio de From Software, sua publisher no Japão. No final das contas, pode-se dizer que 3D Dot Game Heroes é um jogo feito pela From, até porque a Silicon Studio tem ex-funcionários da produtora de Demon’s Souls em seu escritório.

E o trabalho final ficou bem satisfatório, desde a movimentação propositalmente robótica e visual 3D aos moldes da terceira geração de videogames com bons efeitos de iluminação, tudo mesclado ao belo trabalho sonoro MIDI-orquestradas e MIDI-HD dos compositores da Silicon Studio.

Alguns trabalhos:

O jogo

3D Dot Game Heroes têm muitas propostas em apenas um único produto, mas certamente uma brilhará mais forte: O jogo é uma grande homenagem à série Legend of Zelda, da Nintendo. Design de dungeons e do mapa principal, o estilo de visão, a forma de progredir e recursos de jogo, tudo em 3D Dot Game Heroes faz o jogador ter um dejà vu caso ele tenha jogado um certo jogo de um certo Elfo de roupas verdes. Muitas pessoas consideram o jogo um plágio descarado, o que de certa forma pode ser verdade, mas logo isso é esquecido tamanho o carisma, elegância e características particulares e fortes que o jogo da Silicon Studio carrega. Afinal, não é todo jogo que o jogador bate com uma enciclopédia nos inimigos para registrá-los no bestiário, ou cria seu próprio personagem, literalmente, ponto por ponto.

Uma das maiores apostas de 3D Dot Game Heroes certamente é humor. Há desde sátiras e referências a outros jogos, a piadas propositalmente retardadas e bizarras sobre a própria história (aventura simples e clichê) e a indústria gamística em geral, como, por exemplo, uma sala reservada especialmente para tirar sarro do clima sombrio de Demon’s Souls, ou o fato da espada do personagem ser enorme e poderosa quando seu life está cheio.

Não só de roupas e maquiagens vive o jogo. 3D Dot Game Heroes traz também muito conteúdo para jogador nenhum botar defeito, com uma jornada razoavelmente grande e muitos extras interessantes, além de bastante desafiador, enganando muitas pessoas pela aparência e fazendo até mesmo os jogadores mais experientes avançarem com certa cautela. O gameplay também é fluido e funcional, resgatando a sensação dos velhos jogos dos anos 80~90 e mesclando com o dinamismo e recursos da tecnologia atual.

Publicidade e aceitação

3D Dot Game Heroes é conhecido pelo “jogo retro”, “jogo homenagem”, “imitação de Zelda”. E isso de certa forma não está errado. As primeiras imagens de publicidade do jogo apresentavam as telas de loading, onde apareciam bonecos estilizados com o motor do jogo imitando outros clássicos da indústria, como Super Mario, Street Fighter e Final Fantasy.

O jogo teve uma média de nota 7,7 pela mídia especializada, e 8,4 por jogadores, onde o principal motivo pelas notas não subirem se dá pelo jogo “não inovar”. Aí fica a pergunta: o que é inovar, em pleno 2010? Será que um jogo de gameplay sólido e variado, e com a ousadia de brincar com imagens e recursos de outros jogos para criar seu próprio universo não pode ser considerado algo único? Essas e outras perguntas, apenas os 275 mil jogadores do mundo todo que adquiriram sua cópia, e os que terão o jogo daqui pra frente, saberão das respostas.

Cult

3D Dot Game Heroes é aquele tipo de jogo que chegou discreto em 2009~2010 e parte sem fazer muito barulho, mas que marca para sempre a vida de quem o experimentou, um clássico instantâneo não apenas para jogadores antigos ou fãs de Zelda e adventures, e sim para qualquer amante de videogames em geral.

Fontes e links:

www.kotaku.com

www.wikipedia.org

www.metacritic.com

www.vgchartz.com

www.3ddotgameheroes.com

www.siliconstudio.co.jp

Anúncios

9 pensamentos sobre “[Especial Melhores de 2010] 3D Dot Game Heroes

  1. Pingback: [Consciência Gamer] Games: Um futuro promissor ou perdido? « Jogador Pensante

  2. Pingback: [Consciência Gamer] Games: Cultura, arte e perda de tempo « Jogador Pensante

  3. Pingback: [Consciência Gamer] Games: Cultura, arte e perda de tempo | Nerdice

  4. Pingback: [Tomio's Review] 3D Dot Game Heroes « Jogador Pensante

  5. Pingback: [Tomio's Review] Bravely Default: Flying Fairy « Jogador Pensante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s