[Especial] Retrospectiva 2010

Mais um ano vai chegando ao fim e as expectativas para dezembro são baixas, os lançamentos do mês praticamente não interessam. Mas que o ano de 2010 foi excelente para os jogadores, ah, isso foi! O Jogador Pensante apresenta para você uma retrospectiva dos maiores lançamentos do ano!

Janeiro já começou excelente, com lançamentos de peso, como o poderoso jogo de ação Bayonetta, com lutas frenéticas e jogabilidade bastante fluída, tendo a sua versão definitiva e mais bem acabada no Xbox 360 (a versão de PS3 infelizmente é muito aquém visualmente). Outra grata surpresa foi Darksiders (PS3, Xbox 360 e, posteriormente, portado para PC), que trouxe uma jogabilidade à lá Zelda, em um jogo com muita exploração, dungeons e bastante violência. O Wii também teve seu lugar ao sol de janeiro com o jogo de luta Tatsunoko vs. Capcom e com a seqüência do aclamado e com status de cult No More Heroes, com Desperate Struggle. Mas com certeza o maior destaque do mês foi Mass Effect 2, dando continuidade ao jogo anterior da franquia e que concorre ao título de “Jogo do Ano” em diversas premiações.

Em quantidade, fevereiro foi um mês fraco. Já em qualidade, totalmente o contrário: houve o lançamento de dois gigantes da geração atual, com o excelente Heavy Rain, exclusivo do Playstation 3, e seu conceito de filme interativo e também com Bioshock 2 (PS3, Xbox 360, PC), a seqüência do aclamado shooter dieselpunk, de 2007.

Março veio com bastante variedade e jogos de peso, com o controverso Final Fantasy XIII (PS3 e Xbox 360) e o shooter Battlefield Bad Company 2 (PS3, Xbox 360, PC). O Nintendo DS apareceu em março com os lançamentos dos remakes Pokémon Heart Gold/Soul Silver. O destaque do mês ficou por conta do poderosíssimo God of War III, jogo exclusivo do console da Sony e mais um a disputar várias premiações internet afora.

Em abril o jogador pôde conferir Super Street Fighter IV no Playstation 3 e no Xbox 360, o sucesso de vendas japonês Monster Hunter Tri no Wii e Splinter Cell Conviction no console da Microsoft e no PC.

Maio foi um mês de grandes lançamentos, como o do muito esperado Alan Wake, jogo de suspense da Remedy para Xbox 360. Pela demora para ser lançado e pelo gráfico sub-hd do jogo, muitos o consideraram um “flop”, mas ainda assim foi um excelente lançamento para os donos do Caixa. Os maiores destaques do mês foram sem dúvidas Super Mario Galaxy 2 (Wii), no Wii, que se encaixa nos melhores platformers já feitos e também Red Dead Redemption (PS3, Xbox 360), tido como o melhor sandbox já feito. Ambos disputam várias premiações, incluindo a de melhor jogo do ano.

Em junho o PSP recebeu mais um jogo da franquia de espionagem mais famosa do mundo: Metal Gear Solid Peace Walker, enquanto o Wii recebeu a seqüência de uma franquia que não aparecia desde o Nintendo 64, com Sin and Punishment 2: Star Successor.

Julho foi a vez de um monstro de vendas no Japão aparecer no ocidente: Dragon Quest IX, no Nintendo DS. Enquanto isso no Xbox 360 apareceu uma excelente surpresa na Xbox Live Arcade: Limbo, um jogo com arte inspirada de tirar o fôlego. O gigante do mês foi com certeza Starcraft II, a seqüência do aclamado jogo de estratégia da Blizzard, lançado somente para PC.

Em agosto veio Mafia II, dividindo várias opiniões e frustrando muitos fãs do primeiro jogo da série, que foi um sucesso. O destaque ficou por conta de Metroid: Other M, jogo que buscou uma volta às raízes do da franquia, no Wii e que também mostrou mais da história pessoal da protagonista Samus Aran.

Um dos jogos mais esperados do ano apareceu em setembro: Halo: Reach, no Xbox 360. Aclamado pela crítica e pelo público em geral, principalmente pelos fãs da franquia, o jogo concorre a melhor jogo do ano em diversos sites. Neste mês também apareceram F1 2010 (PC, Xbox 360, PS3), Dead Rising 2 (PS3, Xbox 360, PC) e FIFA 11 (em todas as plataformas possíveis da geração).

Outubro veio lotado de jogos de peso, com Kirby’s Epic Yarn para Wii, a expansão de Red Dead Redemption com zumbis: Undead Nightmare, no Xbox 360 e no Playstation 3. Fable III também veio timed-exclusive para o Xbox 360, já que em breve será lançado para o PC. O shooter de Mikami, Vanquish (PS3, Xbox 360), também deu suas caras com uma campanha curta, porém extremamente frenética. Enslaved: Odyssey to the West (PS3, Xbox 360) impressionou pelas suas expressões faciais dos personagens do jogo. O destaque fica por conta de Castlevania: Lords of Shadow, lançado para o Playstation 3 e Xbox 360, com um gameplay inspirado em God of War, porém com mais puzzles e exploração.

Novembro foi o mês de Assassin’s Creed: Brotherhood (PS3, Xbox 360 e em breve no PC), jogo que dá seqüência às sagas de Ezio e de Desmond, agora contando com um modo multiplayer online. Donkey Kong Country Returns e Epic Mickey, duas grandes promessas do Wii, também apareceram neste mês, mas o primeiro se deu muito melhor do que o último e hoje se sabe que o platformer 2D estrelado pelo macaco mais famoso dos videogames no Wii já nasceu um clássico. A série Call of Duty também estava devendo sua aparição anual e assim o fez com Black Ops, para PC, Xbox 360, PS3 e Wii.

Imagino que muita coisa ficou de fora, mas é realmente difícil fazer uma retrospectiva em um ano tão recheado de jogos como foi esse 2010! E agora, bola pra frente porque 2011 também promete com diversos lançamentos, além do que é o ano que tanto Kinect quanto PS Move tentarão se firmar. Mas o que isso significa? É o fim do hardcore? Ou seremos surpreendidos e será possível ver jogos para um público mais experiente e exigente nestes novos acessórios, que, a princípio, têm um foco mais casual? Só jogando em 2011 para saber mesmo!

Anúncios

2 pensamentos sobre “[Especial] Retrospectiva 2010

  1. Ola pessoal do Jogador Pensante, eu também tenho um Blog. E O meu blog chama-se Blog Game, e eu estava pensando de os nossos blogs se tornarem Parceiros, o que acham eu vou deixar o Link do Blog e vocês dão uma olhada no blog e tudo, o meu e-mail é joaotee@hotmail.com e o Link do meu blog é http://blogjogos.blogdosblogs.com.
    Bem dão uma OLhadinha lá e se gostarem e quiserem ser Parceiros do Blog Game me Mandem um e-mail. Ok?

    Grato.

    Ass. João Vitor: Admin escritor dos artigos do Blog Game, e William Henrique Escritor dos Artigos e Ajudante de Personalização do Blog Game

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s