[Tomio’s Review] Sonic The Hedgehog 4: Episode 1

Nome: Sonic The Hedgehog 4: Episode 1
Produtora: SEGA
Gênero: Plataforma
Plataforma(s): Playstation 3 (PSN), Wii (WiiWare), Xbox 360 (XLA), IPhone
Versão analisada: Playstation 3 (PSN)

Act 1: Introdução

Sonic 4-1 é o primeiro episódio da aguardada continuação oficial da série que começou no 16 bits da SEGA, Mega Drive, em 1991, trazendo mais aventuras do ouriço azul mais rápido do mundo.

Fãs aos prantos

Sonic 4-1 propôe a volta da série às origens, com o personagem mudo, perspectiva completamente 2D, inimigos e sons clássicos e a ausência de firulas dispensáveis, como personagens que mais servem de volume e humanos além de Robotnik.

Os controles são simples e funcionais como os de antigamente, não deixando o jogador na mão em momento algum. O porém fica por conta da física, que estranhamente não possui inércia.

Os gráficos estão muito aquém do esperado, ainda mais se for considerado que esse jogo é a continuação de uma série que sempre usou toda a capacidade do Mega Drive. Apesar do level design ser satisfatório, elementos como efeitos, detalhes e cores, movimentação dos inimigos e, principalmente, a movimentação do Sonic são extremamente pobres e mal trabalhados, dando a impressão de que o jogo é um mero trabalho amador em flash. Ou até pior, tendo em vista que há jogos como Alien Hominid, um jogo em flash, que se mostram superiores ao trabalho da SEGA em todos os aspectos.

A parte sonora é outra coisa que deixa muito a desejar, com composições extremamente fracas e que não marcam, além de muitas vezes não combinarem com a situação atual do jogador. Se avaliado tecnicamente, a sonoplastia é a nível da era 16 bits, tamanho o desleixo da produtora.

De volta para o futuro

Quando os produtores viram que os fãs queriam um recomeço às aventuras do ouriço, talvez não entenderam o sentido do pedido, e acabaram por regredir completamente a série.

Sonic 4-1 dispensa a presença de todos os outros personagens – o que seria ótimo, até o momento em que tiveram a brilhante idéia de tirar também Tails e Knuckles, personagens presentes em Sonic 3 & Knuckles, importantes para a história e, principalmente, para um gameplay mais rico e variado.

E a regressão não para apenas nos personagens. A história do jogo, que já era rasa em Sonic 3, volta a ser praticamente nula, fazendo com que Sonic 4-1 não tenha ligação ao passado e o final do título anterior não faça o menor sentido. Além disso, o sistema de acts interligados também foi cortado, para acabar de vez com o que a série tinha de enredo e, ao mesmo tempo, tirar a fluidez do jogo.

No gameplay houve alguns altos e baixos, como a adição do homming attack presente nos Sonics 3D, onde Sonic dá um ataque teleguiado contra algum objeto ou inimigo. O pulo “duplo” também sofreu alteração, fazendo com que Sonic tome um impulso para o lado dessa vez. Esse aspecto novo é uma faca de dois gumes, pois após essa ação, Sonic desfaz seu posicionamento de “bola”, ficando vulnerável se cair em cima de um inimigo. O Sistema de escudos também foi capado, voltando a ter apenas a básica barreira protetora. Para completar, o fator exploração também foi gravemente prejudicado, pois as fases bônus só são acessadas por argolonas no final das fases novamente, ao contrário de argolonas escondidas como em Sonic 3 & Knuckles.

Se não for avisado, o jogador dificilmente se sentirá jogando uma continuação de Sonic 3 & Knuckles, tendo em vista que todo seu conteúdo se resume a remakes de fases de Sonic 1 e Sonic 2, assim como as fases bônus, que são os mesmos “aquários” do primeiro jogo. Bom para matar a saudade, péssimo se considerarmos o número estampado no produto, o preço dele (15 dólares) e o fato de trabalhos feitos por fãs, como o atual Sonic Fan Remix serem absolutamente superiores.

Curta aventura

Sonic 4-1 dura cerca de 3 horas, dependendo da habilidade do jogador. Além da aventura normal, há outras atividades extras, como modos para o jogador bater recordes de tempo, pontuação, fases bônus para coletar as esmeraldas e ter acesso ao Super Sonic e o sistema de Troféus/Conquistas de cada sistema, o que torna o jogo razoável em termos de conteúdo extra, já que não se pode dizer a mesma coisa da qualidade.

R.I.P.

Sonic 4-1, infelizmente, é mais uma infeliz tentativa da SEGA em reviver a franquia e trazê-la de volta aos dias de glória. Talves consiga com Sonic 4-2.

Nota: 5

Review de Sonic Generations



Anúncios

3 pensamentos sobre “[Tomio’s Review] Sonic The Hedgehog 4: Episode 1

  1. Pingback: [Epoch - The Time Machine] Série Sonic The Hedgehog (16 bits) « Jogador Pensante

  2. Pingback: [Consciência Gamer] Games: Um futuro promissor ou perdido? « Jogador Pensante

  3. Pingback: [Tomio's Review] Sonic Generations « Jogador Pensante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s